ASTRA: Quem Somos; Quais os Nossos Propósitos

 

Alguns dos nossos propósitos:

1 - Congraçar reunindo organizadamente os Especialistas da Força Aérea Brasileira; da EEAer na Ponta do Galeão, da Escola Técnica de Aviação, da EEAR em Guaratinguetá, do CIGAR e do CIAAR. Sempre em obediência à Lei 6.880 de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), a ASTRA é a Nossa Organização de Classe: Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira. Tudo que estiver previsto (ou não vetado) na Lei supracitada podemos conquistar para a nossa Classe; basta nos organizarmos BEM!

2 - Montarmos um Centro de Memória do Especialista, preferencialmente sediado dentro da EEAR. Estamos nos esforçando para conseguir a conquista deste propósito e já contamos com o apoio de muitos colegas na Ativa e na Reserva - destaco o Major Brigadeiro do Ar João Tadeu  FIORENTINI, diretor da DIRAP e o Coronel Aviador Eder SANTARONI Cortat, Comandante do Corpo de Alunos da EEAR entre os maiores entusiastas da idéia a nos apoiar neste sentido.

3 - Ampliarmos o suporte ao Veterano Especialista dentro da EEAR para visitas individuais ou coletivas a qualquer tempo, com vistas a pesquisas e reuniões de congraçamento. A idéia do Coronel Santaroni calou fundo ao nosso Coração e nos parece um magnífico começo: "criarmos, na EEAR, um Museu Multimidia do Aluno" tarefa árdua contudo plenamente factível em os colegas se mobilizando para tanto.

4 - Auxiliar o Comando da Escola de Especialistas de Aeronáutica no Encontro Anual de Veteranos inaugurado pelo Brigadeiro do Ar Antônio PINTO Macêdo em Julho de 2002 e já consolidado entre os Veteranos: realiza-se anualmente na Primeira Sexta-Feira de Julho de cada ano. O Evento está oficializado no Calendário de Eventos da Força Aérea Brasileira e a esmagadora maioria dos Veteranos Especialistas se dirige à EEAR na manhã da Primeira Sexta-Feira de Julho de cada ano, sem a formalidade de qualquer inscrição - a cada ano mais Turmas, em número cada vez maior, se organizam de maneira independente.

Vídeo: Aluno 80-1561- Romildo José Vaz - Turma 177 - Azul - 09/07/82 - Q IG IGD (Infantaria)

5 - Manter acesa a chama do Reencontro ao longo dos 365 dias de todos os anos. Com as novas mídias, trocamos fotos, relatos, experiências e conhecimento por todos os meios à nossa disposição: Facebook, WhatsApp, E-mail, Telefone, Correspondência... Com isso todos crescemos. Como somos muitos, há sempre alguém da Equipe de Trabalho de nosso Grupo disposto a auxiliar o Especialista com alguma questão específica dentro do escopo do nosso Estatuto. Recomendamos enfaticamente ESTUDAR o nosso Estatuto; o debateremos ampla e PRESENCIALMENTE no dia 07/07/2017 às 14h, contudo os debates acerca de acertos e ajustes a fazer já está acontecendo virtualmente.

6 - Oferecer informações sobre a História da Nossa Escola, a Evolução Humana do Especialista de Aeronáutica e de cada Especialidade ao longo das décadas. Referência histórica já publicada em diversas Obras muito boas que vamos divulgando em nossa página. Em sendo necessário, poderemos vir a pensar em novas publicações por iniciativa dos colegas.

7 - Organizarmo-nos por Turmas e Especialidades. Como somos muitos, de quase 300 (TREZENTAS) Turmas de Especialistas de todos os tempos, solicitamos a cada colega que apresente suas credenciais "por extenso", como exemplifico:

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - EEAer Guaratinguetá - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica - Atual "BET")

Mantemos no Ar uma Relação com o Número de sua Turma pela Data de Formatura para que o Colega se localize adequadamente em nosso vastíssimo Universo. Clique aqui para conferir.

8 - Incentivar aos Alunos ainda na EEAR a que se familiarizem com a Associação e dar-lhes ciência de que, em desejando, poderão associar-se à ASTRA tão logo se formem e se tornem também Ex-Alunos Especialistas.

                Outras idéias e propósitos que vão surgindo a partir das sugestões dos colegas dado o POTENCIAL que temos ao nos congraçarmos: somos muitos e temos a mesma formação Técnico-Militar - A MELHOR DA AMÉRICA LATINA - há muito que podemos conquistar e realizar pela Nação Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela nossa Categoria.

                 Somos uma Organização relativamente recente, acolhemos de bom grado as sugestões dos colegas - favor encaminhá-las a curvelo@gmail.com de preferência com cópia para astra@veteranoseear.org

                 O Projeto está nascente, inscreva-se o quanto antes! Os Primeiros Inscritos receberão o número de Inscrição na ASTRA de acordo com a ordem de Inscrição e, para a nossa associação ("Antiguidade é Posto", ouvimos sempre em nosso Doutrinamento) quanto menor o número de inscrição, maiores os direitos e prerrogativas. Quanto antes o(a) Amigo(a) Especialista se inscrever, melhor será para todos nós.

                  PARA ASSOCIAR-SE À ASTRA, PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO ON LINE, EM AMBIENTE SEGURO NO ENDEREÇO http://goo.gl/forms/QW1l3xhjV99qyM993

                   Clique aqui e confira a crescente Relação dos Colegas já Associados à ASTRA

 


 

 
 

Links de Interesse:

III Viagem de Trabalho e Estudos da ASTA - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

NOSSOS ANTIGÕES: Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas - Agosto/2016

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AOS DIAS DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Associe-se à ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas (EEAer Ponta do Galeão; ETAv; EEAR; CIGAR, CIIAR) Clique aqui para ir ao Formulário

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA (ASTRA) - Reunião MARCADA na EEAR às 14h30min do dia 07 de Julho de 2017

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional