III Viagem de Trabalho da ASTRA – 08  a 18 de Agosto de 2016 Relatório

            Com o nosso agradecimento à ASMIPIR (Associação dos Militares e Pensionistas de Pirassununga e Região), assim como a cada um dos colegas que viabilizaram a realização desta viagem, relato, passo a passo, o que fizemos entre os dias 08 e 18 de Agosto de 2016.

Se o(a) Colega ainda não o fez, preencha a sua Ficha de Inscrição, em ambiente seguro, tornando-se também afiliado à ASTRA. Clique aqui para ir ao Formulário (não tomará mais de 5 minutos de seu tempo). Clique aqui e confira quem já se filiou à ASTRA

Primeira Etapa: Rio de Janeiro

08/08/2016 – Chegada ao Rio de Janeiro e hospedagem na residência de nosso Amigo, o Pesquisador da UFRJ e Ex-Aluno 76-934 - Nelson Rodrigues Reis Filho (N. Filho) - Turma 169 - 14/07/78 - Q AT MAV (Manutenção de Aeronaves).

            Entrevista com o Colega que foi o DÍNAMO da Turma 169, um dos principais responsáveis pela magnífica organização daquela Turma e sua apresentação no Encontro Anual de Veteranos no dia 1º de Julho de 2016.

09/08/2016 – Visita e Entrevista com o Major Brigadeiro do Ar e Ex-Aluno 60-624 - Walacir Cheriegate - Turma 136 - 22/12/61 - Q AT DI. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estavam em pleno transcurso e Sua Excelência reside em local onde o ingresso somente é facultado a moradores. Contamos com a simpatia e a amabilidade da Sra. Diolásia Cheriegate, que nos conduziu até a sua residência e pudemos conhecer a famosa “Sala da Força Aérea” na residência do MB Walacir.

            Ouvimos seus sempre muito sábios conselhos e tivemos a Honra de entrevistá-lo; a Esposa de Sua Excelência, a Sra. Diolásia nos prestou o elevado obséquio de efetivar a filmagem!

 

Com o nosso mais profundo agradecimento ainda ao filho do MB Walacir pelo Upload da íntegra deste vídeo!

10/08/2016 – Profunda Pesquisa no INCAER, orientada pelo Major Brigadeiro do Ar e Ex-Aluno 67-673 - Wilmar Terroso Freitas – Turma 151. O Suboficial e Ex-Aluno 86-1149 – Marcio Alves de Carvalho – Turma 189 – 01/07/88 – BSP (Suprimento Técnico) fez-nos a entrega da Coleção Completa de DVDs do Projeto Memória, assim como todos os Opúsculos disponíveis ao Público Pesquisador no INCAER. Tivemos oportunidade de entrevistá-lo sobre o Círculo do Livro, que está sob sua jurisdição, confira!

Como o material a nós cedido pelo INCAER redundou volumoso contamos com o apoio do Engenheiro e Ex-Aluno 77-1257 – Jorge Moura do Amaral – Turma 171 – 13/07/79 – Q AT DI que generosamente encaminhou aquele material para a minha residência pelo Correio (o material já chegou) deixando-me com as mãos livres para as próximas etapas da viagem.

Toda a coleção do "Projeto Memória" mais oito Opúsculos - doação do INCAER para a ASTRA

            Na tarde do dia 10/08/2016 entrevistamos o Major Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso de Freitas, hoje Pesquisador e Diretor de Divulgação do INCAER, confira!

10/08/2016 – Noitinha – Entrevista com o Brigadeiro Engenheiro e Ex-Aluno 58-107 - Paulo Teixeira da Silva - Turma 132 - 22/12/59 - Q AT TG. Brindou-nos com material escrito e pictográfico referente à sua atividade à frente do PAME (Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica) além de amplos conselhos, dentre os quais destaco a de produzirmos um folder ou uma revistinha sobre os propósitos da ASTRA a ser distribuída entre os Veteranos por ocasião do Encontro Anual de Veteranos e, eventualmente, enviada pelos Correios àqueles que, como ele, não usam a Internet. Já estamos trabalhando nisso também!

 

11/08/2016 – Entrevista com o Major Brigadeiro do Ar e Ex-Aluno 79-1204 - João Tadeu Fiorentini - Turma 175. Numa conversa descontraída, fraterna e muito simpática, o Especialista Mais Antigo na Ativa nos recebeu de braços abertos, acolheu e encaminhará nossas solicitações referentes à ASTRA além de nos conceder magnífica Entrevista, confira!

12/08 a 14/08/2016 – Embora gentilmente convidados a visitar o MUSAL pelo Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso, a fadiga já nos tomava e fomos obrigados a declinar, deixando aberta a porta para uma visita a ser oportunamente agendada: é um Espaço Cultural vinculado ao INCAER que precisamos também conhecer! Optamos por aceitar o convite de nosso Colega de Turma, o Ex-Aluno Jorge Moura do Amaral, para repousar em sua residência: era necessário recompor as energias para a próxima etapa da viagem em Guaratinguetá!

 

Segunda Etapa: EEAR

            Chegamos à EEAR à notinha do dia 14/08/2016. Apresentei-me ao Oficial de Dia e expliquei nossos propósitos, enfatizando que já havíamos oficiado ao Comandante da Escola, o Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior nosso propósito em aprofundar pesquisas na EEAR; dali, nos hospedamos no Hotel de Trânsito dos Suboficiais e Sargentos da Escola, ali ficando até o dia 18/08/2016.

15/08/2016 – Às 8h, apresentei-me ao Comando da EEAR, conversando rapidamente com a Tenente Márcia Almeida, dando ciência de nossa presença na Escola. O Brigadeiro Jayme recebia visitas adrede agendadas durante toda aquela semana, de maneira que tivemos poucas oportunidades de nos encontrarmos para diálogos rápidos. Num deles ouvi de viva voz a autorização de Sua Excelência para seguir em nossas pesquisa à vontade e contar com o apoio do Comando da Escola para fazê-lo.

            Dirigi-me ao Arquivo Geral da EEAR e tive oportunidade de examinar o material, tomando notas para enriquecer nosso conhecimento da evolução da História de nossa Escola.

            Pela tarde, tive oportunidade de conversar com alguns Enfermeiros Antigões, pois tentamos levantar com precisão quando e como a Especialidade de Enfermagem começou a ser ministrada na EEAR em sua integralidade. Descobrimos que, nos primórdios, a Especialidade era ministrada no Hospital de Aeronáutica do Galeão, sendo a seguir transferida para a EEAR, com a última série fazendo um Estágio no HAGL. Não conseguimos, ainda, a precisão de datas, contudo deixamos alguns colegas entusiastas de aprofundar esta pesquisa e nos manter atualizados, quer à distância, quer quando voltarmos à EEAR, com a Graça de Deus, em Novembro próximo.

            Visitamos ainda os Galpões de Enfermagem e de Eletrônica, nos comprometendo a auxiliar nossos colegas a estabelecer o DIA DA ELETRÔNICA, a exemplo da celebração similar existente em outras Especialidades. A Primeira Transmissão Radiofônica ocorreu no Brasil no dia 07 de Setembro de 1922 por ocasião da celebração do Centenário da Proclamação da Independência e sugerimos que aquela seja a data para celebrarmos o Dia da Eletrônica. Sendo a minha Especialidade e conversando em termos técnicos ainda comuns a todos, obtive excepcional receptividade ali também.

            Na Banda de Música da EEAR (seguramente uma das melhores Bandas do Brasil!) apresentamos a letra e a música do Hino da ETAv ao Tenente Músico Reginaldo Rodrigues Barbosa, graduado em dezembro de 1993 na primeira Turma a graduar músicos na EEAR. Como não conseguimos localizar a Partitura Original, a ele solicitamos conseguir-nos um Arranjo Marcial com os recursos modernos daquele Hino da Década de 1940. Foi receptivo, solicitou-me pesquisar a biografia do Tenente Músico João Nascimento (autor da Música do Hino do Especialista da Aeronáutica, que tem a letra do Ex-Aluno Ayres Borges), pois pouco se conhece sobre a vida daquele importante personagem da nossa História. Estamos pesquisando e o Tenente Reginaldo se comprometeu a fazer o possível para atender-nos com o Arranjo, à medida que receba Linha Branca do Comando da Escola (a quem encaminhei solicitação também) para fazê-lo. Estamos esperançosos!

16/08 – Pela manhã, tivemos a Honra de visitar o Galpão de BCO (Comunicações) ciceroneados pelo Suboficial e Ex-Aluno da Turma 179 da EEAR Fabrício Dias Júnior, principal responsável por uma renovação impressionante tanto no Galpão quanto na própria Especialidade com reflexos ainda nos Galpões de CTA (Controle de Tráfego Aéreo) e BET (Eletrônica). Atualmente, graças ao empenho de Fabrício e sua eficientíssima Equipe de Trabalho, o Especialista em Comunicações sai graduado mais do que atualizado: sai graduado à frente de seu tempo!

            Na tarde do dia 16/08 finalmente conseguimos um encontro pessoal com nosso Querido Instrutor de Infantaria e Ex-Aluno Paulo Sérgio de Oliveira – Turma 165 – 16/07/76 – Q IG FI (Infantaria). Estudamos um pouco a evolução da Especialidade de Infantaria na FAB. Ao que tudo indica, nossos primeiros Instrutores daquela Especialidade vieram do Exército Brasileiro e somente em fins da década de 1960 ou início da década de 1970 a Especialidade de Infantaria passou a ser integralmente ministrada na EEAR, seguimos pesquisando.

            Serginho, como carinhosamente o chamamos, há não menos de 40 anos contínuos, é um dos principais responsáveis pela montagem em forma dos Graduados na EEAR de forma tal a que, vistos do alto, formem as Divisas de Terceiro Sargento e o Gládio Alado (Formação popularmente conhecida como “Asa”). Tive a oportunidade de vê-lo e filmá-lo em atividade, levando trechos da Instrução por ele ministrada à Turma 243, composta pelo Esquadrão Azul e pelo Esquadrão Prata, cuja Formatura ocorrerá no próximo dia 25/11/2016. Conceda-me Deus a honra de ver o resultado daquele trabalho. Que jovens simpáticos, disciplinados e educados! Turma Mista. Fiquei muito bem impressionado!

            Trechos do treinamento da Turma 243 na tarde do dia 16/08/2016, confira!

            À oportunidade tive a subida Honra de conhecer e conversar com o Coronel Aviador Eder Santaroni Cortat, Comandante do Corpo de Alunos. Tem ideias geniais, por exemplo, para criarmos um “Museu Multimídia do Ex-Aluno Especialista” ofertando um espaço com atendimento mais eficaz ao Veterano ou ao Pesquisador que vá até a EEAR ao longo de todo o ano. Foi um dos diálogos mais felizes de minha estada na EEAR!

17/08 – Tirei o dia para analisar, numa primeira abordagem, a impressionante Arquitetura da nossa Escola. Caminhei bastante, registrei em fotos e tomei notas a aprofundar nas Obras publicadas sobre o tema. Breve mais novidades.

            Em uma paradinha para prece e meditação na Capela de Nossa Senhora do Loreto (tirei foto para que nossos colegas matem a saudade daquele importante espaço para o Aluno da EEAR), os colegas evangélicos, à distância solicitaram que procurasse também o Espaço reservado às suas preces e o encontrei: a União dos Alunos Evangélicos oferece um amplo espaço para culto e reunião dos colegas!

18/08 – Em breve reunião com o Capitão Molinari (a EEAR estava recebendo visitantes importantes adrede agendados, precisei ser conciso) deixei uma breve lista com sugestões, intenções e propósitos da ASTRA, solicitando ao nosso Amigo que nos aconselhe quanto à melhor maneira de encaminhar aquelas demandas dos Ex-Alunos Especialistas. Uma de nossas consultas diz respeito à possibilidade de ser cedido à ASTRA o Espaço do CTE (Centro de Treinamento do Especialista da Aeronáutica) para a Reunião da Diretoria da ASTRA na tarde do dia 07/07/2017. Quanto mais colegas competentes e capazes participarem da Reunião Anual da ASTRA na EEAR, melhor! A maioria prefere dedicar-se ao lazer e ao reencontro com colegas ao invés de participar de nossa longa Reunião de Trabalho; estimo entre 50 a 100 participantes, numa estimativa otimista - o Espaço comporta até 1.800 Especialistas.

 

Voltando para casa

            Tencionava passar ainda mais uma semana em São Paulo, Capital, mas precisei encurtar a viagem pois fui convocado em casa por questões familiares. Seguramente conseguirei dar andamento ao que pretendia fazer em São Paulo (em síntese, encontrar-me com Veteranos da ETAv e com o Representante no Brasil da Embry Riddle) em outra oportunidade.

            Foi uma viagem bem sucedida em amplos aspectos, avançamos bastante e deixamos vários projetos abertos sob incumbência de colegas competentes e eficientes comprometendo-nos a nos esforçar ao melhor de nossas habilidades para regressar à EEAR em Novembro próximo para dar prosseguimento às nossas Atividades de Pesquisa, Entrevistas e Estudos.

            Agradecendo mais uma vez a todos os colegas que nos recepcionaram tão bem e com tanta eficiência por toda a parte por onde passamos estendo meus cumprimentos ainda às Famílias, particularmente pela Compreensão que demonstram para com os nossos propósitos e nossas atividades.

Saúde e Paz,

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

Presidente da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira

Nosso Canal no Youtube:

https://www.youtube.com/c/lazarocurvelo

 

                 

Links de Interesse:

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

NOSSOS ANTIGÕES: Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas - Agosto/2016

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AOS DIAS DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Associe-se à ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas (EEAer Ponta do Galeão; ETAv; EEAR; CIGAR, CIIAR) Clique aqui para ir ao Formulário

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA (ASTRA) - Reunião MARCADA na EEAR às 14h30min do dia 07 de Julho de 2017

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional