ESCOLAS PRÁTICAS DE AGRICULTURA: ARQUITETURA NEOCOLONIAL NO INTERIOR PAULISTA

(Resumo por Dimitrie Nechet*)

Luciana Pelaes Mascaro  lulu.mascaro@gmail.com

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

MASCARO, L. P. Difusão da Arquitetura Neocolonial no Interior Paulista: 1920-1950. São Carlos: EESC-USP. 2008. Tese de Doutorado.

http://www.iau.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/01520.pdf

O assunto das Escolas Práticas de Agricultura no estado de São Paulo feitas pela Diretoria de Obras Públicas(DOP), da Secretaria de Viação e Obras Públicas(SVOP) do Estado de São Paulo é vasto gerando inclusive uma tese de doutorado de Luciana Pelaes Mascaro “Difusão da Arquitetura Neocolonial no Interior Paulista: 1920-1950”..  e feito um vasto artigo da mesma autora sobre as Escolas Práticas de Agricultura (EPAs) sob o título ESCOLAS PRÁTICAS DE AGRICULTURA: ARQUITETURA NEOCOLONIAL NO INTERIOR PAULISTA.

O modelo base para as EPAs foi o projeto desenvolvido pelo arquiteto Ângelo Murgel para a Escola Nacional de Agronomia, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Km 57 da via Dutra. O fator determinante para que esse modelo fosse utilizado nas EPAs foi a nomeação de Fernando Costa como Interventor do Estado de São Paulo. Na época do projeto desenvolvido Fernando Costa era o Ministro da Agricultura O agrônomo Fernando Costa como interventor resolveu usar o modelo projetado da então Escola Nacional de Agronomia  criando as EPAS no estado de São Paulo, pelo Decreto-Lei Estadual  nº 1942, de 03 de julho de 1942.

Foram construídas as EPAs de Guaratingetá, Pirassununga, Bauru, Itapetininga, Ribeirão Preto e mais tarde a de São José do Rio Preto.

A EPA “Paulo de Lima Correia”, de Guaratinguetá, foi inaugurada em 1945. Foi doada à União em 1950 e, posteriormente, transformada na Escola de Especialistas de Aeronáutica. O processo de mudança, porém, ocorreu sob protestos dos moradores da cidade, como mostra o artigo do jornal Diário de São Paulo, de 29 de outubro de 1949. O artigo, intitulado “Contrários à Transferência da Escola Prática de Agricultura” traz a notícia de que a população se organizou e realizou um abaixo-assinado de 450 assinaturas, pedindo à Assembléia Legislativa do Estado “que não prive esta localidade, e mesmo toda a zona, de tão útil, valioso e necessário estabelecimento de ensino agrícola, que tantos benefícios vêm prestando em prol do reerguimento agropecuário da região”. Notícias de teor equivalente encontram-se no jornal Correio Paulistano, dos dias 29 de outubro de 1949 e 05 de novembro de 1949. Apesar de toda a movimentação em favor da manutenção da escola de Agricultura, em 1954, a escola de aeronáutica já estava em pleno funcionamento.

Causava-nos espécie a similitude da Arquitetura da EEAR em Guaratinguetá com a USP em Pirassununga, que vemos nas fotos acima. O Professor Dimitrie Nechet responde a esta questão através de seus amplos conhecimentos históricos enriquecidos pelo Trabalho da Professora Luciana Pelaes Mascaro (LCC)

A EPA “Dr. Fernando Costa”, de Pirassununga, foi inaugurada no dia 05 de junho de 1945. Seu projeto e execução estavam a cargo da DOP e, provavelmente, o autor do projeto foi o arquiteto Hernani do Val Penteado. Em 1956 foi fechada e em cinco de novembro de 1957, “o governador Jânio Quadros cedeu às pressões contrárias dos políticos e das associações rurais de Pirassununga” e criou o Izip – Instituto de Zootécnica e Indústrias Pecuárias -, através da Lei nº 1.763 Nessa cidade, houve resistência à transformação da Escola Prática Agrícola, ainda que ela se tornasse outra instituição de ensino, anexa à Universidade de São Paulo. Atualmente, suas instalações são ocupadas pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP.

Apesar da autora do artigo não citar o autor do projeto da EPA de Guaratingueta, praticamente em outras construções iguais ou semelhantes aparece o nome do arquiteto Hernani Val Penteado, não esquecendo que a base foi o projeto de  do arquiteto Angelo Murgel para a Escola Nacional de Agronomia.

O governo Federal adotou como base  o mesmo projeto da Escola Nacional de Agronomia para as Escolas de Agronomia, executadas pelo Ministério de Viação e Obras Públicas, que a Aeronáutica assumiu muitas funções desse Ministério , na época da criação do Ministério da Aeronáutica

(*) Pesquisa realizada em 15 de Agosto de 2018 por Dimitrie Nechet-Al 57/401 Q AT MT(Turma dos 500)

Eis abaixo algumas fotos extraídas do trabalho da Professora Luciana Pelaes Mascaro

Fachada da Escola Prática de Agricultura de Itapetininga

Fachada da Escola Prática de Agricultura de Guaratinguetá

Fachada da Escola Prática de Agricultura de Pirassununga

Estas fotos - e outras mais - constam do trabalho de Luciana Pelaes Mascaro, que pode ser baixado diretamente da Página da Universidade de São Paulo a partir do link: http://www.iau.usp.br/sspa/arquivos/pdfs/papers/01520.pdf

 

 

 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

ATENÇÃO! Somos muitos. Solicitamos apresentar seu nome, seu número de aluno, o número de sua Turma e a sua Especialidade sempre que entrar em contato curvelo@gmail.com