Apresente seu nome, seu número de aluno e o número de sua Turma para ingresso em nosso Grupo

   
Reminiscências da ETAv

(preservada pelo Aluno 46-2087 - Zozimo Lima Filho - Turma 61 da ETAV)

   

Este é o prédio principal da Escola Técnica de Aviação - ETAv (antigo prédio da Imigração cedido pelo governo de São Paulo para o então Ministério da Aeronáutica) onde estava a direção da escola, as esquadrilhas, o refeitório, o centro médico, sala das bandeiras (uma espécie de santuário para os alunos), etc. Situada na rua Visconde de Parnaiba, 1316 bairro do Brás - São Paulo/Capital. Da nossa escola foram graduados 3.878 sargentos especialistas para a Força Aérea Brasileira.

 

Lembrança do passado. Formatura de alunos em frente ao prédio principal da ETAv, situado na rua Visconde de Parnaiba, 1316, no Brás, São Paulo/Capital. A nossa escola, foi a maior instituição de ensino técnico de aviação da America do Sul e Central de sua época. Tenho orgulho de ter sido um dos seus alunos.

 

Dr Joaquim Pedro Salgado Filho. Primeiro Ministro da Aeronáutica, Sua eficiente atuação foi o responsável pela modernização da Aeronáutica brasileira; responsável pela contratação da Ebray-Riddle Aviation School de Miami/Fl sob a direção do mr, John Paul Riddle para dirigir a Escola Técnica de Aviação - ETAv, nos moldes da sua escola.
 

 

 

Maj-Brig. Armando Figueira Trompowsky, chefe do Estado Maior da Aeronáutica na gestão do Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho; em outubro de 1945, no posto de Tenente Brigadeiro, substituiu o Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho. tornando-se o segundo Ministro da Aeronáutica. Em sua gestão, promoveu a unificação das Escolas de Especialistas da Aeronáutica com a Escola Técnica de Aviação, em 1950.

 

Dr. Getúlio Dorneles Vargas ´Presidente do Brasil. Em seu governo foi criado o Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941, via de consequência, a Força Aérea Brasileira.

 

 

PRIMEIROS OFICIAIS DA FAB NA ESCOLA TÉCNICA DE AVIAÇÃO
Em pé: Esquerda > Direita: Tenentes Medicos: Pio da Silva, Alfredo Rocco, J. Gonzaga, J. M. Camargo, R. C. Braga e J. C D´Andretta.
Sentados: Esquerda > Direita : Cap Inf. Exercito Joaquim Bueno Brandão, Chefe do Grupamento Militar, Maj Av. Eng. João Mendes da Silva, Representante do Ministério da Aeronáutica junto a ETAv, Ten Med Martins Mendes, Chefe do Centro Medico. Algum tempo depois, o Cap Inf. Bueno Brandão foi transferido para o quadro de Infantaria da FAB.

 

 

 

Mr John Paul Riddle, Presidente da Embry-Riddle Aviation School de Miami/Florida, escola do mais alto nível técnico que preparava pilotos e técnicos para a Força Aérea do Exército do EUA, (hoje USAF).

Em 1942 estando o Brasil em guerra contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), o Governo Brasileiro por Decreto-lei nº 5.983 de 10 de novembro de 1943, aprovou o termo de ajuste (contrato) assinado entre o Ministério da Aeronáutica e o cidadão norte-americano John Paul Riddle para cessão, organização e manutenção de uma Escola Técnica de Aviação na capital o Estado de São nos moldes da Embry-Riddle School of Aviation existente em Miami/Flórida/EUA.

Criada a escola e instalada no antigo prédio da Imigração no bairro do Brás (e outros situados no mesmo bairro e no da Mooca) na capital do Estado de São Paulo, passou a funcionar sob a administração norte-americana.

Junto a escola encontrava-se também o representante do Ministério da Aeronáutica e seu staff que tinha por encargo a preparação militar dos alunos. Era sem dúvida uma organização considerada fora dos padrões em relação ao modelo militar do recém criado Ministério da Aeronáutica, entretanto, foi adotado em razão da extrema de urgência para a formação dos técnicos militares, futuros sargentos especialistas e atender as necessidades imediatas da modernização da Força Aérea Brasileira.

Concluído o curso, o aluno era promovido à graduação de 3º sargento da reserva da Aeronáutica e automaticamente convocado para servir por um período de seis meses. O aluno que após esse período desejasse permanecer da FAB, deveria requerer a sua permanência; se aceito, ingressava na ativa e no quadro da sua especialidade. Dai, iniciava a carreira militar.

 

Este era o prédio da Embry-Riddle School of Aviation situada em Miami/Flórida/EUA que trouxe para a Escola Técnica de Aviação - ETAv os meios para torná-la a maior instituição de ensino técnico de aviação da America Latina. Hoje a Embry-Riddle é maior Universidade de Aviação deste planeta. Está situada em Daytona Beach/Flória/EUA.
Foto de Zozimo Lima Filho.

 

 

 

Brig do Ar Armando de Souza Mello Ararigboia, comandante da 4ª Zona Aérea, zona aérea sob a qual estava subordinada a Escola Técnica de Aviação - ETAv.

 

Maj Av. Eng João Mendes da Silva, representante do Ministério da Aeronáutica junto a Escola Técnica de Aviação - ETAv. Permaneceu na Escola até a data da unificação com a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em 1950. Nessa época era Cel Av. Eng, comandante da Escola.

 

Foto: Aluno 60-598 - Jose de Alvarenga - Turma 137 - Ago60/Jul62

Dia da inauguração da ETAv, ocorrida meses após dela ter sido criada, Nesse ato, além do Presidente Vargas, esteve o Ministro Salgado Filho, o Interventor do Estado de São Paulo, Fernando Costa e e muitas autoridades nacionais e estrangeiras.

 

Cap Inf de Guarda da FAB - Joaquim Bueno Brandão. Recebendo novo oficial de Infantaria do CPOR do Exército para servir na ETAv. Os Oficiais de Infantaria da ETAv eram oriundos do CPOR do Exército; anos depois passaram para o quadro de Infantaria da FAB.

 
Cap. Inf. Exercito - Joaquim Bueno Branão, Logo que foi designado para assumir o comando do grupamento militar da ETAv. Mêses depois, passou para o quadro de oficiais de Infantaria da FAB.

 

 

Instrutores da Embry-Riddle embarcam em Miami/Flórida para o Brasil. São instrutores de várias especialidades. Eles trouxeram os ensinamentos da mais moderna técnica de aviação para os alunos brasileiros.

 

Foto: Aluno 60-598 - Jose de Alvarenga - Turma 137 - Ago60/Jul62

Raríssima foto colorida da ETAv: Mr Riddle cumprimentando os alunos

 

 

Aluno de sentinela no portão da ETAv - Foto: Aluno 60-598 - Jose de Alvarenga - Turma 137 - Ago60/Jul62

 

Foto: Aluno 60-598 - Jose de Alvarenga - Turma 137 - Ago60/Jul62

 

Formatura na ETAv - Foto: Aluno 60-598 - Jose de Alvarenga - Turma 137 - Ago60/Jul62

 

 

 

HINO DA ESCOLA TÉCNICA DE AVIAÇÃO

ETAv, Forja de Heróis


ETAv, forja de heróis,
Mostrarás ao mundo o Brasil,
Ressurgirás quais novos sóis
Oh! Mocidade varonil. (Bis)

Nossa meta que é bem diferente
Tão sublime é a beleza que encerra
Só uma lei admite e consente:
Paz e justiça entre os povos da Terra

Amizade e respeito eis a luz
Que ilumina as nações irmanadas
Lema eterno que os povos conduz
Tradição de mil glórias passadas !

ETAv, forja de heróis,
Mostrarás ao mundo o Brasil,
Ressurgirás quais novos sóis
Oh! Mocidade varonil. (Bis)

Regente: Capitão-Músico Alberlei Schlögl
Coral da da Banda da Base Aérea de Brasília

Página dos Veteranos daEEAer na Ponta do Galeão, da ETAv, e da EEAer em Guaratinguetá na Internet:
http://www.veteranoseear.org/

Grupo dos Veteranos daEEAer na Ponta do Galeão, da ETAv, e da EEAer em Guaratinguetá no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/veteranoseear/

 
                                     
 
(Continua... QAP...)


Al. 46/2087- Zozimo Lima Filho - Turma 61 - FEV/46/AGO/47 ETAv

 

 

 
 
Críticas, Sugestões, Retificações a fazer, entre em contato!
 
Encarregado Técnico: Lázaro Curvêlo Chaves Contato: https://www.facebook.com/lazaro.chaves