Notas de Viagem a São Paulo - Uma Semana em casa do Tenente Coronel Especialista em Fotografia PRIMO Ferreira Gonçalves - Prestando Contas e Relatando Atividades levadas a cabo

Alô Amigos, Amigas…

 

Passei quase uma semana em casa do PRIMO Ferreira Gonçalves, Tenente-Coronel Especialista em Fotografias formado na Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão Entrevistei-o com a ajuda de sua Enteada de dezesseis anos que nos fez um vídeo em três partes. A Primeira e a Última Parte (meras “introdução” e “conclusão”) ela enviou com o iPAD dela de São Paulo mesmo para o meu Perfil Pessoal no Facebook e me deu em Pen Drive o vídeo contendo o CERNE da Entrevista que somente nesta Segunda-Feira consegui processar de maneira apropriada. Tem meia hora de duração e, estimo, agradará a todos.

 

 

*************

 

Como estava difícil em São Paulo Capital (PRIMO reside próximo àquele prédio da FIESP na Avenida Paulista pintado com as cores da Bandeira Nacional) eu e o PRIMO nos distanciarmos e deixarmos o cerne dos debates para procurar uma loja de Fotos de Estúdio a fim de digitalizarmos as fotos que guarda, eu pedi a ele as fotos emprestadas para digitalizar em São José do Rio Pardo, cientificando-o que as entregarei nas mãos dele em julho próximo em Guaratinguetá. Aproveitei para trazer emprestados três livros escritos pelo Genésio Seixas sobre o Município de Jales; Seixas é tão discreto e Amigo que sequer havia comentado comigo acerca dessa sua veia de pesquisa histórica municipal; ele, que foi aluno do PRIMO na Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda em Curitiba – Paraná foi o principal motivador da escolha desta primeira que estimo ser a de muitas viagens para entrevistar os Antigões e deixar um “Ajudante de Ordens” à sua disposição. Eu sempre procuro deixar um Veterano mais novo como “Ajudante de Ordens” do Veterano mais Antigo para que possa me dedicar a pleno às muitas atividades sabendo que o Meu Antigão está bem assistido. O “Ajudante de Ordens” designado para o PRIMO é o Rubinho (Aluno 65-117 - Rubens Alves - Turma 146 - 22/12/66 - Q EA ES).

 

Clique aqui para visualizar algumas das fotos do PRIMO que eu trouxe para digitalizar em São José do Rio Pardo – ainda faltam algumas que seguirão em breve com links para a nossa Página na Internet. O Tenente-Coronel Especialista em Armamentos Sérgio Baracho, o Segundo em Comando em nosso Grupo, me alertou: preciso fazer uma BOA indexação dos nossos Arquivos a fim de tornar mais simples encontrar depois!

 

Fica então o anúncio: farei esse serviço que o Baracho (Turma 160 da EEAer em Guaratinguetá) me sugeriu aos poucos e estimo em quinze dias estar com tudo indexado. Acompanhe a Página da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE" na Internet para estar sempre ao corrente do que estamos fazendo. Nosso endereço: http://www.veteranoseear.org

 

EM TEMPO: estamos alterando as Regras Gerais do Nosso Grupo para flexibilizá-las ainda mais, tornando nosso Grupo no Facebook mais confortável a cerca de 1/3 dos Veteranos Especialistas, Membros do Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE", que preferem aquela forma de contato. Nosso Grupo no Facebook era a principal forma de contato entre os Veteranos Especialistas, hoje é mais uma fonte de pesquisa e o nosso trabalho passa a se concentrar na nossa Página na Internet – uma das principais modificações nas Regras vai de encontro à demanda dos Colegas Especialistas que chegaram ao Oficialato e sinto por parte deles um desejo surdo de declinar a sua Situação Atual até com orgulho.

 

********

 

Elaborei mais dois vídeos para atualizar e cientificar a todos das atividades do Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE"

 

Neste Vídeo estão:

 

_ Breves considerações sobre a recente viagem a São Paulo para entrevistar o Aluno 49-031 - PRIMO Ferreira Gonçalves

 

COMUNICADO: A Solenidade Militar na manhã do dia 1º de Julho de 2016 está sob a incumbência do Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE". Conhecendo a fundo a Organização das Turmas e contando com Oficiais Especialistas em Infantaria de Guarda do Efetivo da EEAR para nos auxiliar na Formatura, a montaremos mais ou menos nos parâmetros que estabeleço neste vídeo estando, naturalmente, aberto a sugestões.

 

Um Grupamento de Veteranos da EEAer na Ponta do Galeão à frente (o Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE" ofertará as camisetas e a Faixa para aqueles Veteranos da Década de 40 do Século Passado Graduados na Escola de Especialistas de Aeronáutica na Ponta do Galeão); a seguir um Grupamento com os Veteranos da Escola Técnica de Aviação – Veteranos também da década de 40 do século passado a quem o Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE" oferta as camisetas e a Faixa para o Desfile na Solenidade Militar. Na sequência os Graduados em Guaratinguetá. À frente, dois Grupamentos: os Veteranos das Turmas 145 e 146 que comemoram seu Jubileu de Ouro no ano em Curso e a Turma 149, Amarelinha 66 (Graduados a 18 de Julho de 1968) pela Tradição e contando com o agradecimento de todos os Especialistas. Foi aquela Turma Magnífica que plantou nos corações de todos a ideia de um Encontro Anual a Todos os Veteranos. Na sequência as Turmas dentro do ordenamento adequado, desde a 108ª Turma até a mais atual, com alguns destaques:

 

_ Turma dos 500, daqueles que se matricularam na EEAer em Março de 1957

 

_ Tradições Sertanejas

 

_ Tradições Gaúchas

 

COMUNICADO: o Grupo da "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE" está firmemente empenhado em auxiliar na realização de uma Exposição da FAB nas dependências da ETAv ("Museu da Imigração") na Semana da Asa (16 a 23 de Outubro) de 2017. Detalhes em processamento.

 

Embasamento: trabalhei quatro anos para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo quando exerci funções equivalentes a Secretário de Cultura em São José do Rio Pardo (Diretor da Casa de Cultura Euclides da Cunha de São José do Rio Pardo no período 1997 a 2000 – colega que se interessem em conhecer aquelas atividades, clique aqui para conhecer a História da Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo). A Casa onde Euclides da Cunha residiu em São José do Rio Pardo entre 1898 e 1901, enquanto escrevia OS SERTÕES, pertence ao Departamento de Museus e Arquivos (DEMA) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Acompanhado do PRIMO em visita ao Museu da Imigração verificamos que aquele Museu está subordinado também ao Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (DEMA); portanto, estamos em casa! Estou seguro de ser bastante simples conseguirmos aquele Espaço (a ETAv, hoje Museu da Imigração – todas as Edificações, exceto a Administração e o Albergue) para montarmos uma bela Exposição e deixarmos ali a nossa MARCA: uma Aeronave chumbada ao chão logo na entrada, com uma breve descrição numa gravação em BRONZE também chumbada no mesmo Monumento explicando ao visitante o Significado daquele espaço para a Força Aérea Brasileira de 1942 a 1952. Já começamos a negociar os detalhes com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Comando da Aeronáutica. Manterei os Veteranos sempre cientificados de cada passo que der, tanto naquela direção quanto de todas as atividades desempenhadas pela "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE".

 

NOTA: NINGUÉM DEVERÁ ANSIAR POR QUALQUER FAMA OU NOTORIEDADE PESSOAL EM TORNO DAQUELA EXPOSIÇÃO E MONUMENTO: AQUELE ESPAÇO FOI DA FAB E ISSO SE ESQUECEU. MERAMENTE RETIFICAREMOS ESSA LACUNA DESNECESSÁRIA NA CULTURA BRASILEIRA.

 

O Video com a temática acima está em
 

 

*******

 

Prestação de Contas dos Recursos Recebidos para as atividades levadas a cabo

 

Como todos sabem, a partir de uma Sugestão do PIONEIRO Benonil Gomes de Melo (Graduado Q AV na 17ª Turma da EEAer na Ponta do Galeão), abrimos uma conta corrente bancária na Caixa Econômica Federal a fim de possibilitar aos colegas que para tanto se sintam confortáveis, enviar à "Sociedade dos Alunos: ONTEM=HOJE", cuja Presidência, Tesouraria e Secretaria concentro interinamente pelo menos até a nossa "formalização", se for o caso. Contribuições VOLUNTÁRIAS, periódicas, opcionais de qualquer valor. Prontifiquei-me a apresentar uma Prestação Formal de Contas periodicamente apresentando o Extrato Bancário e o destino dado a cada centavo. Como até este momento a adesão a essa idéia ainda é incipiente e a primeira remessa de recursos foi integralmente expendida na viagem a São Paulo para entrevistar o Coronel Fotógrafo PRIMO, faço uma brevíssima apresentação – mantendo preservados os extratos para quando os valores justifiquem uma Prestação Formal de Contas – neste vídeo

 

Para mais detalhes, leia o que publicamos a 22 de Fevereiro de 2016 em ”Doações voluntárias em apoio ao nosso trabalho”

 

Os Dados:

 

Lázaro Curvêlo Chaves
Conta Corrente Banco do Brasil
Número do Banco: 001
Número da Agência: 00066-3
Conta Corrente: 20.726-8
CPF: 663.594.307-20

***

 

Com um Abraço Forte a cada Amigo e Amiga que nos acompanha,

 

Professor, Segundo Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)
 
​ANEXOS - Fotos


​​

 

Brigadeiro JAYME Ferreira Jr​, por ocasião da Recepção no Círculo Militar em São Paulo, durante a qual ocorreu a Despedida do Major-Brigadeiro do Ar DAMASCENO (Filho de um Especialista Graduado na ETAv em 1944 e motivo de orgulho para ele)​ que tranmitiu o Comando do Quarto COMAR, recebeu sua Quarta Estrela e trabalha agora no Gabinete do Comandante da Aeronáutica. AINDA: esta é a última foto do Brigadeiro JAYME - Grande Amigo dos Especialistas - usando divisas de Coronel. Ao redor dele Veteranos da ETAv, da EEAer na Ponta do Galeão e da EEAer em Guaratinguetá, todos devidamente por mim apresentados a Sua Excelência. Na mesma Solenidade, tive ainda oportunidade de felicitar e emitir votos de continuado êxito em sua carreira ao Brigadeiro Ricardo Augusto Fonseca Neubert que assume o Comando do PAMA-SP




 
Foto Panorâmica da ETAv incluindo quem assina estas notas






À minha frente: Aluno 49-031 - Primo Ferreira Gonçalves - Graduado Q FT na Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão e  Aluno 65-850 - Jorge Zeferino Pereira - Graduado Q AT CV na Turma 147​

​ da EEAer em Guaratinguetá​
 
 

Professor, Segundo Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

 

Links de Interesse:

Canal para o Especialista da FAB no Youtube:

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

 
Críticas, Sugestões, Retificações a fazer, entre em contato!
 
Encarregado Técnico: Lázaro Curvêlo Chaves Contato: https://www.facebook.com/lazaro.chaves