Estimado(a) Colega Especialista. Solicitamos a LEITURA ATENTA do Protocolo de Tratamento entre os Alunos Especialistas de Ontem e de Hoje. Estando de acordo, clique no link ao final e apresente seu nome, seu número de aluno, sua Turma e Especialidade para ingresso em Nosso Grupo no Facebook. Como somos muitos desde 1941 até os dias de hoje, vimos por necessário criar algumas normas para o desenrolar mais suave dos Trabalhos...

 

Protocolo de Tratamento entre os Alunos Especialistas

SOCIEDADE DOS ALUNOS ESPECIALISTAS: ONTEM = HOJE

Temos de ser bons sem perder a firmeza e justos sem perder a compostura

Karl von Claussewitz

1 - Entre em contato através de mensagem pessoal ou e-mail, com um dos componentes da Equipe de Trabalho do Grupo. O Administrador contactado solicitará seus dados DE ALUNO (conforme assino abaixo) e o incluirá em nosso Grupo; desta maneira manteremos nosso cadastro em dia, com Ordem e Progresso. Uma vez ingressando no Grupo, PREFERENCIALMENTE, vá até o tópico de Identificação Pessoal, neste link, e apresente suas credenciais protocolares (Número da Tarjeta, Nome Completo [DE GUERRA EM CAIXA ALTA], número da Turma, data de Formatura e Especialidade [inclusive por extenso, as siglas foram atualizadas...]) e sua data de nascimento. A Equipe de Trabalho do Grupo poderá orientá-lo sobre como fazer.  Somos um Contingente numeroso de tantas Turmas de Especialistas desde 1941 até 2019 e precisamos atualizar o nosso cadastro...

Mero Exemplo:

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Tarjeta BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

Nascimento: 20/07/1959

Caso esteja confortável para declinar sua situação atual (Suboficial, Major, Coronel, Brigadeiro, Empresário, Juiz, Promotor, Professor...) sugerimos que o faça da seguinte maneira:

Professor, 2º Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Tarjeta BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

Precisamos (e podemos ajudá-lo nisso) descobrir seu número de aluno (Crachá ou Tarjeta), o NÚMERO DE SUA TURMA (CUIDADO! O APELIDO CARINHOSO DA TURMA - "Fera Azul", "Superbranca 32", "Branca de Rasgar", "Amarela 27", "Azul 22", "Abacates Verdes", etc. SÓ É CONHECIDO POR SEUS COMPONENTES! Para nos organizarmos é fundamental sabermos O NÚMERO DE SUA TURMA, facilmente verificado na Relação dos números das Turmas de Especialistas da Aeronáutica, Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado, neste link). OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ao longo de quase quatro anos contínuos no transcurso de nosso Trabalho, percebemos a existência de Turmas que ainda não constam daquela listagem, caso perceba qualquer discrepância, rogamos a cortesia de entrar em contato com um dos Administradores do Nosso Grupo no Facebook, use este link.

Ênfase: precisamos do número exato de sua Turma; o apelido carinhoso só é conhecido de seus compenentes. Consulte a nossa listagem detalhada na Relação dos números das Turmas de Especialistas da Aeronáutica, Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado com este propósito: https://www.veteranoseear.org/turmas_em_dados.htm. Além disso, prcisamos saber a sua ESPECIALIDADE. Solicitamos acrescentar a SIGLA e o Nome da Especialidade POR EXTENSO, uma vez que as siglas foram atualizadas aos novos tempos...

ATENÇÃO: O GRUPO DA SOCIEDADE DOS ALUNOS ESPECIALISTAS DE ONTEM E DE HOJE NO FACEBOOOK É EXCLUSIVO AOS (ÀS) COLEGAS ALUNOS E EX-ALUNOS ESPECIALISTAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA; SOLICITA-SE EVITAR APRESENTAR SUGESTÕES DE ADESÃO AO GRUPO COM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO DO(DA) COLEGA JUNTO A UM DOS ADMINISTRADORES DO GRUPO, FAMILIARIZAR-SE COM ESTAS REGRAS E ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO COTIDIANO DO GRUPO DURANTE, PELO MENOS DEZ DIAS ANTES DE COMEÇAR A PUBLICAR.

POR CONSENSO ENTRE OS ADMINISTRADORES, TODAS AS INDICAÇÕES OU "CONVITES" AO GRUPO DEVEM SER ACOMPANHADAS DO EFETIVO INTERESSE DO(DA) COLEGA EM DELE PARTICIPAR ASSIM COMO OS DADOS DE ALUNO(A) CONFORME O PROTOCOLO. CONVITES OU SUGESTÕES QUE NÃO OBSERVEM ESTE QUESITO SERÃO RECUSADOS SEM AVISO.

Aqui está a listagem dos atuais ADMINISTRADORES DO GRUPO (estamos recrutando mais, em o(a) colega se animando a nos auxiliar :)

https://www.veteranoseear.org/administradores_veteranos.htm

2 - Recomende polidamente, diplomaticamente aos recém-chegados que se familiarizem bem com o Protocolo de Tratamento entre os Alunos Especialistas, as postagens e o funcionamento do Grupo. ATENÇÃO: NÃO convide todos os de sua Turma açodadamente! Identifique, UM A UM, conforme aqui instruído, cada novo integrante do Grupo. IMPORTANTE: antes de convidar mais alguém, publicar ou comentar qualquer coisa no Grupo, que é bem diferente de muitos, familiarize-se BEM com o seu funcionamento.

3 - Certifique-se de que suas postagens sejam sempre educadas e formais. Embora tenhamos convivido como Irmãos, na Nossa Segunda Família, durante pelo menos dois anos, nós nos diferenciamos muito ao longo das décadas (cada um de nós cresceu MUITO após nos Formarmos na EEAR) e precisamos do que há de melhor em cada um de nós desde aquele tempo para que o Congraçamento e a Festa - particularmente o Encontro Anual de Veteranos, sempre na Primeira Sexta-Feira do mês de Julho na EEAR em Guaratinguetá, gerenciado pelo Comando da Escola de Especialistas de Aeronáutica em parceria com a AMIGA (Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências) - corram de maneira mais simples, agradável e confortável a todos.

4 - Priorize temas de concordância geral, apresentados com cavalheirismo e amabilidade. Sempre bem vindas são as Fotos de Época em situações diversas (Em Forma, Praticando Esportes, em Atividades Técnicas ou estudos), Ensaios Acadêmicos de Fôlego, Crônicas de Acontecimentos marcantes em nossa vida na EEAR, Vídeos ligados aos temas de que aqui tratamos, etc.; procure evitar más recordações caso as tenha. Estamos mais interessados é nas boas! Se você tem material com a elevada qualidade gráfica dos tempos modernos, compartilhe conosco! Se suas fotos são bastante antigas, leve-as a uma loja de fotos (destas que tiram retratinhos 3x4 para identidade): eles as digitalizam em altíssima definição e baixíssimo custo!

É TERMINANTEMENTE PROIBIDO DEBATER TEMAS POLÊMICOS E FORA DO ESCOPO DE NOSSO TRABALHO DE RECOMPOSIÇÃO HISTÓRICA. VETADA QUALQUER TEMÁTICA POLÍTICA, RELIGIOSA, COMERCIAL, FUTEBOLÍSTICA E TEMAS DESAIROSOS ACERCA DA FAB. TAMPOUCO NOSSO GRUPO ACOLHE TEMAS COMO "REMUNERAÇÃO DE MILITARES"; "PENSÃO", "PIS/PASEP" OU MESMO "REQUISIÇÕES DE TRANSFERÊNCIAS" - Há muitos boatos, rumores, notícias ultrapassadas, confusão e desinformação nestas temáticas. Por cortesia, foquemo-nos na História da EEAR, em nossa Memória AGRADÁVEL e na Carreira Militar de cada um de nós, combinado?

Esclarecemos que o Grupo é MODERADO pelos 10 (DEZ) Administradores, que estamos em contato frequente e debatemos caso um tema potencialmente polêmico seja levantado. Se o (a) amigo (a) publica fotos, relatos bonitos e gostosos sobre a EEAR e a FAB a aprovação é IMEDIATA. Se demorar, por favor, cheque suas Mensagens pessoais ou entre em contato com um dos Administradores para verificar o que aconteceu.

5 – Liberdade de Expressão VERSUS Comportamento Educado entre Pessoas Civilizadas.

Em nossos perfis pessoais temos cada um o nosso estilo, a nossa opinião e todos respeitamos muito! Há mesmo milhares de Grupos somente no Facebook onde se podem debater temáticas distintas da que nos propomos neste Grupo: EEAR e FAB. TEMAS AIROSOS E POSITIVOS. EXCLUSIVAMENTE. Para conseguirmos organizar cerca de 250 Turmas Graduadas em Três Estabelecimentos de Ensino Técnico de Elite da FAB desde Abril de 1942 até o ano de 2016 temos de nos FOCAR, no Grupo, especificamente neste tema, outros temas (Política, Futebol, Religião, Dicas de Saúde - SALVO AS EMERGENCIAIS: "TODOS DEVEM VACINAR-SE CONTRA UMA EPIDEMIA QUE OCORRA" ou o que o valha - devem ser debatidos em Grupos existentes com aqueles propósitos, não no nosso. Estamos interessados em recompor, aos poucos, a HISTÓRIA HUMANA DO ESPECIALISTA, desde 1941 aos dias de hoje. NÃO NOS INTERESSAM PORMENORES DESAIROSOS: caso tenha algum, sugerimos guardá-lo para si mesmo, por não serem de interesse coletivo do Grupo.

É VETADO debater, em nosso convívio fraterno, temáticas alheias ao que todos temos em comum. Esforçando-nos para identificar e catalogar rigorosamente Turmas, Datas e Dados até este momento, de mais de 5.000 Colegas (número vertiginosamente crescente) e com um potencial de chegar a mais de 250.000 em pouco tempo. Ficará complicado se abrirmos espaço para "Preferências Musicais", "Dicas de Saúde", "Dicas de Astronomia ou Geologia", "Como ganhar dinheiro sem trabalhar", "Auto-Ajuda", "Empréstimos Consignados", "Vendas de Bijuteria" e outras coisas alienígenas ao foco TEMÁTICO do Grupo. Isso NÃO É tolher a Liberdade de Expressão, pelo contrário! Entendemos perfeitamente bem caso o Amigo, a Amiga esteja devotado(a) a uma candente campanha política, religiosa, futebolística, mercantil ou congênere. Para o nosso convívio fraterno - onde a participação é OPCIONAL - você fica convidado a retornar tão logo a sua conclua sua campanha. Enquanto isso, comportemo-nos como pessoas Educadas num ambiente Civilizado!

Evite vulgaridades, piadas ou imagens sexistas: lembre-se de que nossas colegas do Quadro Feminino da FAB; nossas irmãs, nossas mães, nossas filhas e nossas esposas também se fazem presentes em nosso convívio comum.

Lembre-se que o Facebook oferece o recurso do envio de Mensagens Privadas para contatos entre os participantes; função muito útil para tirar dúvidas (consulte um dos Administradores do Grupo acerca de uma postagem qualquer, se é ou não pertinente ao Grupo) ou debater temas polêmicos.

6 - Procure expressar-se sempre por escrito, por extenso e sem o auxílio de charges, animações ou congêneres; elas nem sempre expressam com fidelidade o nosso pensamento. São válidos os códigos usados pelos Telegrafistas e Radioamadores, pois todos os conhecemos: o QRA/QTH ou "Código Q". Por outro lado, comentários com bichinhos pulando, fitinhas, coraçõezinhos, charges ou mensagens potencialmente inflamatórias, chulas, vulgares, políticas, religiosas ou irrelevantes ao que temos em comum serão apagadas sem aviso! Reincidentes terão suspensa a sua participação.

Nosso propósito é aquele da União, da Harmonia entre os Colegas e os Grupos de Turmas, com vistas a um maior e mais benfazejo congraçamento. Caso tenha dúvida quanto a uma postagem qualquer no Grupo (se é apropriada ou não) insistimos mesmo: entre em contato, através de mensagem pessoal ou e-mail, com um dos nossos Administradores que o saberão orientar com precisão.

7 – Procuremos mais colegas, sempre! Embora tenhamos encontrado quase seis mil colegas, a maioria dos quais mantendo Grupos ativos de suas Turmas no Facebook, no WhatsApp, muitos em contato através de telefone, email e RESERVAER, trata-se de um pequenino Universo do quantos somos. Numa Estatística CONSERVADORA concluimos existirem mais  de 50.000 Veteranos Especialistas vivos além de algumas centenas de milhares de Colegas ainda na Ativa, também Ex-Alunos Especialistas. Ficam todos, portanto, convidados a agregar mais colegas, com o devido cuidado de orientar cada colega convidado acerca do Protocolo do Grupo assim como auxiliá-los a se Identificar Protocolarmente, para unir-se a nós neste Encontro Virtual. Caso você disponha de tempo, paciência e tenha entendido a pleno como fazemos no Grupo, entre em contato conosco através de mensagem pessoal ou e-mail para estabelecermos um contato telefônico a fim de esclarecermos todos os detalhes e que possamos promovê-lo(a) a Administrador(a) do Grupo! Identifique colegas de sua Turma que nos possam ajudar a Administrar o Grupo dentro deste Protocolo, apresente-o a nós (a equipe de Administradores do Grupo) que PRECISAMOS de toda a ajuda possível: o Grupo cresce! Todos os Administradores dos diversos Grupos de Turmas da EEAer na Ponta do Galeão, da E.T.Av (FORJA DE HERÓIS) e da EEAer (hoje EEAR) estão convidados a compor o colegiado de Administradores deste Grupo a fim de que estejamos sempre em contato, podendo conferir as listagens com datas e dados de cada Turma, retificar imprecisões, esclarecer dúvidas e que assim fique Tudo Justo e Perfeito.

8 - AQUI SOMOS TODOS ALUNOS. Dialogando compassivamente nos Grupos, aprendemos, particularmente com os que se graduaram há muito mais tempo, que o mais interessante, simpático e aproximador entre os colegas é procurarmos nos adaptar à idéia de sermos todos Alunos (ou Ex-Alunos, como cada um preferir), reservando a declinação de sua situação atual, como se transferiu para a Reserva (Oficial General, Professor, Advogado, Delegado, Empresário, Agente Cultural, Major, Suboficial, Capitão, 3º Sargento...) para o nosso círculo mais íntimo de amizades - aos poucos vamos declinando nossa situação atual aos demais componentes do Grupo. Lembre-se que ingressamos na Escola de Especialistas com o propósito de nos tornarmos Terceiros Sargentos. Este é o encaminhamento mais preciso dentro do nosso Protocolo. Em optando por declinarmos nossa situação atual será necessária a utilização do formato "Situação atual e Ex-Aluno..." ficando o resto da informação inalterada. Esta é a melhor forma de, em um olhar e numa única linha, encontrarmos precisamente a nossa posição no Esquema Cósmico das Coisas.

Parágrafo Único: alguns colegas preferem o Tratamento Militar Protocolar, Formal, Castrense. Cumpre respeitar o desejo de cada Colega!

9 – Vamos agregar mais Colegas! Lembre-se de entrar em contato com um dos componentes da Equipe de Trabalho do Grupo sempre que indicar alguém, identificando-o de acordo com este Protocolo que exige esta formalidade dada a nossa diversificação. Há momentos em que Turmas Inteiras se decidem a participar deste Grupo, para as quais solicitamos apenas um pouco de paciência até que todos estejam devidamente identificados para o ingresso. Ocorre também de algumas pessoas solicitarem adesão e não apresentarem identificação, neste caso, o acesso ao Grupo lhes é, polidamente, recusado.

10 - NOSSO GRUPO NÃO TEM FINALIDADE COMERCIAL NEM VISA QUALQUER FORMA DE LUCRO. OS ADMINISTRADORES ESTAMOS INSTRUÍDOS A DESCONSIDERAR TODA E QUALQUER POSTAGEM OU COMENTÁRIO COM PROPAGANDA COMERCIAL TÃO LOGO SEJA VISUALIZADA. 

De Acordo com o nosso Protocolo? Clique aqui para se apresentar a qualquer dos Administradores e começar a participar dos debates e trabalhos.

 

                 
 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

V Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2018

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

ATENÇÃO! Somos muitos. Solicitamos apresentar seu nome, seu número de aluno, o número de sua Turma e a sua Especialidade sempre que entrar em contato curvelo@gmail.com