V Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2018

 

     Estive em Guaratinguetá durante os dias 03 a 05 de Outubro com vistas a levar material interessante ao Futuro Museu do Especialista a depositar com quem, em Guaratinguetá, se disponha a disponibilizá-lo à visitação do Veterano Especialista a qualquer tempo. "Deus escreve certo por linhas tortas" diz o sábio adágio popular. Foi providencial que não conseguisse recursos de monta suficientes a levar todos os DVD's, Revistas, Livros e Fotos que tenho em meu pequeno acervo (para tanto precisaria de um automóvel e isso não foi ainda possível): ainda não está claro onde será o melhor ponto a deixar o material seguro até a implementação do Museu do Especialista; guardo comigo em São José do Rio Pardo, estando à disposição dos Colegas que o desejem visitar em minha modesta vivenda (não é muita coisa mas, dada a generosidade dos colegas que me permitiram ir até o INCAER e visitar Antigões no Eixo Rio-São Paulo - de onde trouxe um bom acervo - além dos Colegas que vêm enviando frequentemente material o mais diverso pelos Correios ou através de Portadores, já temos algo significativo sob minha Guarda...)

Capitão MOLINARI (Turma 145) e CURVÊLO (Turma 171) em Reunião no Comando da EEAR

     Plantamos as sementes da idéia do Museu do Especialista (demonstrando as fotos e relíquias que levei com esta finalidade para reforçar o diálogo) no Comando da EEAR, na Sociedade dos Alunos, nos Galpões de Especialidades, no Corpo de Alunos e no Departamento de Ensino. Além de sensibilizar diversos colegas para com a causa, conversamos ainda com os funcionários da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, a fim de sensibilizá-los ao uma Causa que é também da Municipalidade onde a EEAR funciona desde 1951. O melhor ponto para Reunião fora da EEAR nos foi generosamente ofertado pela AMIGA (Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências) e ali realizamos Reuniões, Entrevistas e Diálogos os mais diversos. A AMIGA ainda não conta com um Espaço de Memória do Especialista, contudo manifesta-se entusiasticamente disposta a fazê-lo e deixei com os Encarregados parte do Material Pictográfico que levei, assim como alguns Convites de Formatura para que reforcem a idéia, sensibilizando mais Colegas. O Quadro Social da AMIGA é composto majoritariamente por Especialistas da FAB...

      Na Prefeitura, soubemos de alguns dados que se demonstrarão relevantes aos colegas que se engajem e desejem levar adiante o Projeto do Museu do Especialista:

_ O Incêndio do Museu Nacional (antigo Palácio Imperial) no Rio de Janeiro deixou as Autoridades da República, em todas as instâncias, mais sensíveis à idéia da Preservação Histórica. Neste sentido, várias novas leis e processos administrativos estão sendo tomados, o que nos simplificará sensivelmente a atuação na direção do nosso Museu do Especialista em Guaratinguetá.

_ Atualmente a Prefeitura Municipal, em harmonia com a Câmara de Vereadores de Guaratinguetá está empenhada na REVITALIZAÇÃO do Museu Municipal (que foi REATIVADO após ficar fechado durante alguns anos), assim como da Casa de Frei Galvão e outros Pontos Turísticos a serem incluídos no Roteiro já utilizado pelos Romeiros a Aparecida do Norte. Acreditamos ser possível conseguir um Espaço, seja dentro do Museu Municipal, seja em outro local a ser designado pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal, para a implantação do nosso Museu. Em Espaço central de Guaratinguetá (sugeriu-se inclusive a Antiga Sede da Prefeitura, hoje fechada para reformas) como locus mais apropriado ao nosso Museu do Especialista. Estimamos, em sendo viáveis outras viagens, conversar com as Autoridades Municipais e aprofundar o que percebemos na prática nesta visita que foi realmente mais para um Reconhecimento e Análise do Potencial já existente; ficando a Construção de uma Edificação Própria (Segundo Magnífico Projeto do Ramos de Souza - Turma 155) para um momento de melhor situação econômica no País.

Mauro TOYAMA - Turma 153 - "Canarinhos 70" - FUNDADOR DA AMIGA

     Aproveitando o ensejo, conversei com o Mauro TOYAMA - Turma 153 (Fundador da AMIGA) que me explicou em detalhes como se deu o processo de criação da importante e séria Associação de Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências com o propósito inicial de simplificar o atendimento médico/dentário/hospitalar e outros aos Colegas na Reserva, daí ampliando suas atividades a outros campos.

Magalhães (Turma 135) - Moura Brasil (Turma 163) - Curvêlo (Turma 171) em Reunião na sede da AMIGA

     Conversei ainda com o Capitão Walter MAGALHÃES - Turma 135, Instrutor de Armamentos, a quem já havia entrevistado em Julho de 2018, com vistas a aprofundar algumas questões. Foi um diálogo maravilhoso, muito, muito mesmo aprendi e, de tão prazeroso a ambos, conversamos por mais de cinco horas consecutivas sem sequer perceber a passagem do tempo!

     No vídeo que realizei com ele, enfatizou como se dava o processo de treinamento em Tiro Aéreo, como era o preparo do Especialista em Armamento (ou Material Bélico) e, ao ensejo, fez ele menção ao fato de sua Turma, em 1959, haver encontrado ainda vestígios de tensão entre a municipalidade e a EEAR recentemente implantada na pequena cidade - naturalmente, a EEAR está hoje plenamente inserida no contexto cultural e social da cidade de Guaratinguetá. Vale, contudo, rememorar aqueles tempos...

      Recentemente, um Colega nosso que Serve no CTA, Departamento de Guerra Eletrônica, expressou sua preocupação com a Formação do Especialista em Eletrônica e sua adequação às novas Aeronaves que estão sendo implantadas pela FAB, em particular o KC-390 e o GRIPPEN.

      Sendo a minha Especialidade, também fiquei curioso. Pela manhã do dia 04/10/2018 visitei o Galpão de Eletrônica e conversei com Colegas: a Especialidade hoje volta-se com maior ênfase a atender as necessidades do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). O avanço tecnológico aponta na direção de uma fusão entre as Especialidades de Eletrônica e de Instrumentos, além da implantação de uma nova Especialidade: a AVIÔNICA, ou seja, a Eletrônica inserida no contexto dos mais modernos equipamentos utilizados nas novas Aeronaves.

Vagno MOLINA (Turma 156) e Lázaro CURVÊLO (Turma 171) em Reunião na sede da AMIGA

      Entrevistei mais uma vez o maior FERA em Eletrônica que conheço: Vagno MOLINA (Turma 156), que foi meu Instrutor de Eletrônica nas Terceira e Quarta Série na EEAR. Ele participou ativamente da implantação do Caça AMX em 1985 e narra como foi a sua experiência durante aquele período, fazendo o paralelo possível com o momento atual ressalvando estar na Reserva há duas décadas, portanto, como eu mesmo, desatualizado da Eletrônica contemporânea. A certo momento da Entrevista ele fala de "Mensagem a Garcia"; expressão que conhecemos e ouvimos muitas vezes em caserna. Encontrei a referência e a publico em Mensagem a Garcia para simplificar a pesquisa dos Colegas interessados.

AGRADECIMENTO:

Aos colegas que generosamente tornaram possível esta viagem:

Paulo Leal - Turma 3 da Ponta do Galeão

Dimitrie Nechet - TURMA DOS 500

Vagno Molina - Turma 156

Ailton Sales - Turma 170

Respeitosamente,

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

 
 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

V Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2018

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

ATENÇÃO! Somos muitos. Solicitamos apresentar seu nome, seu número de aluno, o número de sua Turma e a sua Especialidade sempre que entrar em contato curvelo@gmail.com