ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES INATIVOS DE GUARATINGUETÁ E ADJACÊNCIAS
RUA DOS MÓRMONS, 51 - PEDREGULHO - GUARATINGUETÁ - SP
CNPJ: 00.980.710/0001-25

ATA 0001/2019 - DIRETORIA DE CULTURA HISTÓRICA DA AMIGA

 

VI VIAGEM DE TRABALHO E ESTUDOS: 15 A 19 DE SETEMBRO DE 2019

Antes de mais, agradeço do fundo de minh’alma os Colegas que, enviando recursos de acordo com suas possibilidades, tornaram esta Viagem possível, abaixo discriminados por ordem de Antiguidade:

Brigadeiro Walacir (Turma 136)

Comandante Paulo Leal (Turma 3)

Um Amigo/Irmão

Dimitrie (TURMA DOS 500)

Arenilson (Turma 125)

Carlos Stocco (Turma 140)

Leone (Turma 157)

16 de Setembro

 

                Logo ao sair de casa no Domingo, 15 de Setembro, fui cientificado que a MAREXAER (Jogos Desportivos entre Delegações das Três Escolas de Formação de Sargentos das Três Armas) seria sediada na EEAR em 2019, justamente durante a semana prevista para a Viagem e ciente que tantas atividades envolvem o Comando da EEAR e impedem o cumprimento (neste momento) da meta fundamental desta Viagem: apresentar-me pronto para auxiliar o Comando da Escola na tarefa de Montar o Espaço de Memória do Especialista conforme orientado por Sua Excelência o Tenente Brigadeiro Damasceno.

Ainda assim, havia uma série de coisas necessárias a fazer em Guaratinguetá e para lá fui, daqui saindo no Domingo 15 de Setembro.

Nas Primeiras Luzes da manhã da Segunda-Feira, e 16 de Setembro dirigi-me para a EEAR com vistas a Entrevistar o Suboficial De Lima (Turma 179), presentemente prestando serviços na Sessão de Doutrina do Corpo de Alunos: ele preservou para mais de 30 (TRINTA) Revistas de Formatura e, sabedor do quanto valorizo este material uma vez acompanhar atento o Nosso Trabalho através da Internet, convidou-me a visitá-lo e trazê-las para digitalização, retornando-as ao nosso Espaço de Memória tão logo o local onde será instalado esteja definido.

Caminhando, pouco antes de ingressar na EEAR ouvi um gentil chamado: o hoje Coronel do Exército Brasileiro, Claudemir Faria, meu Colega de Turma, convidou-me à Viatura Oficial do EB a fim de assistirmos juntos a Abertura da MAREXAER. Ele para ali se deslocou desde Resende, onde reside, com a Missão de Representar o Comandante da AMAN naquele Evento. Sabia que passaria bem próximo ao Brigadeiro Codinhoto e seus Assessores (a quem cumprimentei discretamente) busquei manter-me afastado para que não se pensasse, sequer remotamente, desejar eu “forçar a barra” para encontrar-me com Sua Excelência: com a Graça de Deus haverá tempo para isso no Futuro. Posicionei-me estrategicamente em local onde pude assistir toda a beleza do Evento sem estorvar quem quer que fosse. Apenas uma coisa me incomodava: marquei o Primeiro Econtro com o SO De Lima justamente para os primeiros momentos da Segunda Feira...

Finda a Solenidade, caminhei a toda pressa para a Sessão de Doutrina da EEAR. Caminhos do Destino... SO De Lima não pode ir trabalhar na Segunda Feira, havendo avisado pelo telefone que estava com problemas domésticos. Almocei na “Cantina do Frei”, bem ao lado da Sociedade dos Alunos, quase em frente à Loja de Facilidades do “Campeão” e, após o almoço fui conversar com o 2S Gabriel (Turma 12 EAGS), conforme havíamos combinado. Que Encontro Rico! Teve a bondade de explicar-me em detalhes muitos pontos da História Recente da EEAR – brevemente sistematizarei um texto a respeito uma vez que, em outros diálogos, muito mais descobri.


Aluno 09-1114 - Gabriel de Oliveira MATIAS - Turma 12ª EAGS e Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 em Encontro na Sociedade dos Alunos

Pela tarde dirigi-me à AMIGA onde também tinha um Encontro Marcado: Solenidade de Cessão da Titularidade e Plenos Poderes sobre o Domínio VETERANOSEEAR.ORG. Conforme antecipamos, como recompensa, Reconhecimento de meu Trabalho ou bondade da Diretoria da AMIGA, tornei-me naquele instante, diante das Testemunhas de Praxe, Membro Benemérito daquela Tradicional e Honrada Associação e, nesta Condição, Aclamado Diretor de Cultura Histórica da AMIGA, o que muito me Honra! Ah... Que pena a Associação que tive ideia de criar há cinco anos não haja visto valor algum no que faço a tal ponto de forçar-me a dela desligar-me para que possa seguir trabalhando... Aos poucos os Diretores ( em Reunião da Diretoria, em lavrada em Ata em Julho de 2018, para minha dor, está consagrada a UNÂNIME proclamação: “não temos página alguma na Internet”). Com o Reconhecimento dos Colegas – em particular da AMIGA – os Diretores daquela Associação vêm aos poucos se reaproximando. Não é bom haver desunião entre irmãos. Unidos somos mais fortes mesmo, uai!

Momento Histórico da Cessão do Domínio VETERANOSEEAR.ORG à AMIGA com a Presença de alguns de seus Diretores

Após a entrega do Contrato firmado entre as partes (eu como Cedente e a AMIGA como Cessionária) com firmas reconhecidas, rubricado em todas as páginas e plenamente satisfatório a ambas as partes após cuidadoso arranjo ao longe, tiramos uma Foto para marcar aquele momento e recebi, das mãos do Suboficial Ajalma (Turma 154) um bem montado e ilustrado “Histórico da Criação do Encontro Anual de Veteranos – Idealizadores e Criadores”: basicamente, trata-se de antiga demanda de Colegas que se reuniam com suas Turmas em vários pontos do País, em União fundamentalmente entre o Grupo das Águias da Mantiqueira (MG), o Grupo Águias Prateadas (RJ) e a AMIGA, em profícua Reunião com o Comando da EEAR em Março de 2002. Todos os participantes foram escrupulosamente arrolados em suas funções e a eles devemos nosso Encontrão que já vai para a sua 19ª Edição – sim, já estamos preparando o próximo!

 

 

Se mais não fizesse ou tivesse acontecido, somente a Riqueza das Reuniões de Segunda-Feira, 16 de Setembro e ações subsequentes teria valido a viagem! Como brinde, recebi ainda do Moura Brasil (Turma 163) Diretor Administrativo da AMIGA, 3 (TRÊS) Revistas de Formatura inéditas em Nossa Página. Aproveito para reforçar o Convite: se o Amigo, a Amiga, ainda não enviou a Revista de Formatura de sua Turma, por gentileza, entre em contato comigo por email: diretorcultural@amigafa.com ou, se reside próximo, entre em contato diretamente com a AMIGA em Guaratinguetá. O mesmo vale para todo e qualquer material que deseje ver perenizado de maneira valorizada e protegida em nosso Espaço de Memória, prestes a se concretizar.

 

 

 

17 de Setembro

                Primeiras Luzes da terça-feira fui até a Sessão de Doutrina conversar com o Suboficial De Lima (Turma 179). Que riqueza de diálogos os mais diversos! Quanto aprendi naquela manhã – eu mesmo só me dei conta que a manhã chegava a seu final quando atletas da FAB regressavam do Campo de Futebol da EEAR por haverem concluído suas atividades matinais!

Curvêlo (Turma 171) e De Lima (Turma 179)

Descobri, por exemplo, que houve um período de TRÊS SEMESTRES sem ingresso de Novas Turmas ali pelo ano de 1990; houve outro período (possivelmente entre os ano 2000 e 2005) em que só havia Três Turmas: a Tarjeta Branca (justo a minha e do De Lima!) deixou de existir por algum tempo. Após aquele período, após o Rumoroso Movimento dos Controladores de Voo ocorrido entre 2006 e 2007 foram criadas, além das três Turmas então existentes (Tarjetas VERDE, AMARELA e AZUL), mais três Turmas (voltou a Tarjeta Branca, mais a Tarjeta PRATA e, durante o período mais crítico até uma Tarjeta PRETA). São daquele período as Primeiras Turmas “BCT-ME” – Controladores de Tráfego Aéreo – Modalidade Especial. A FAB sempre presta cuidadosa atenção à Segurança no Voo, no bem-estar e primorosa Formação dos Controladores!

Daí os desacertos nas cores das Tarjetas e datas acuradas de Formatura arroladas em Nossa Página – estas informações CRUCIAIS nos faltavam...

Como requisitei EM OFÍCIO ao Comandante da EEAR uma Audiência para a Semana entre 16 e 19 de Setembro e NO MESMO OFÍCIO solicitei acesso aos Setores de Arquivo e Registro, ao receber o comunicado de que Sua Excelência, com pesar e contando com a minha compreensão (naturalmente!) declina desta possibilidade dado estar assoberbado de atividades com a EEAR sediando a MAREXAER. Embora a princípio não pretendesse sequer chegar perto para não assoberbá-lo ainda mais, ocorreu de vislumbrá-lo em diversos momentos, tão ativo ele é e estava durante aquela semana: EU VI. Enfim, a resposta quanto à Consulta ao Arquivo e ao Registro foi gentilmente recusada no mesmo ato (meramente por estarem solicitadas no mesmo Documento...), portanto minha pesquisa se deu através dos riquíssimos diálogos que tive com Colegas na Ativa, dentro da EEAR e na Reserva, seja na AMIGA, seja em suas Residências, como veremos logo adiante.

Naturalmente as informações – PRECIOSÍSSIMAS – estão incipientes e preciso pesquisar a documentação in loco para conseguir maior precisão quanto às datas e Turmas.

O Suboficial De Lima preservou uma Caixa cheia de Revistas que herdou de Obras em Esquadrilhas em anos recentes. Material um bocado pesado, trouxe apenas 15 (QUINZE) Revistas e já comecei a digitalizá-las: processo um tanto mais demorado do que previa. Estou usando o Notebook de minha Mãe (usualmente ela o usa para consultar Bordados, Tricô, Crochê e a sua Fé, além do indefectível Facebook, uma vez estar nossa Família espalhada por vários pontos do Brasil). Quando não está usando, fica a meus cuidados. A digitalização METICULOSA de cada Revista de Formatura toma, em média 5 (CINCO) horas com o tipo de Equipamento de que disponho.

Concluída esta atividade, estimaria, com a Graça de Deus e a ajuda dos Colegas, regressar a Guaratinguetá para solicitar uma Audiência com o Comandante da Escola e aprofundar pesquisas nos setores onde encontro datas e dados precisos, acurados, particularmente agora que recebi um poderoso Norte de nossos Amigos e Colaboradores na EEAR!

Na tarde da Terça-Feira reencontrei meu Amigo, de minha Turma (171), o Capitão Gabriel, hoje prestando serviço na Sessão de Concursos da EEAR.

Soube que o Capitão Molinari (Turma 145) houvera recentemente lançado um livro muito rico e fartamente ilustrado particularmente sobre as Aves que se encontra na Região de Guaratinguetá intitulado Avifauna, assim como que já não presta serviços cotidianos na EEAR, estando esporadicamente por lá.

Na noite de terça-feira, 17 de Setembro, programei-me: “amanhã, com a Graça de Deus, entrevisto o Capitão Molinari (Turma 145) e meus Mestres Molina (Turma 156) – grande Professor de Eletrônica – e Hopka (Turma 134) – grande Professor de Conhecimentos Gerais de Aviação.”

Telefonei para o Molinari à noitinha. Disse-me que infelizmente problemas de família o impediam de um Encontro comigo, que ele também anelava, particularmente após falar-lhe sobre o “Histórico do Encontrão”, elaborado pelo Ajalma (Turma 154). Orientou-me a ir até a Secretaria do Comando da EEAR, conversar com o Sargento José e, ao ensejo, deixar com ele uma cópia do Histórico para que o revise (Molinari é um dos melhores professores de Língua Portuguesa que conheço).

 

18 de Setembro

Dirigi-me ao Comando da EEAR nas Primeiras Luzes da Quarta-Feira.

Ao chegar, encontrei uma reunião do Comandante com seus Oficiais, formando um círculo à entrada do prédio. Se me lês, imaginas minha estupefação: eu desejaria passar invisível por ali para ir conversar com meu Colega...

Capitão Márcia, sempre muito cordial e solícita, percebendo minha presença constrangida, dirigiu-se a mim e, informada em breves palavras sobre o que eu precisava, apontou-me a sala do Sargento José. Fui conversar com ele.

Ao chegar, apresentei ao Colega minhas credenciais e solicitei-lhe as dele: JOSÉ Rogério Ribeiro graduou-se 3º Sargento na 18ª Turma EAGS na Especialidade SAD (Serviços de Administração) em 22/06/2012.

No Comando, o Colega conta com um Computador dos Sonhos para trabalhar e Periféricos espetaculares: há mesmo uma Máquina de Digitalização de Páginas que, alimentada com até 20 Páginas de cada vez, faz um serviço absolutamente perfeito em poucos minutos. Assim fiquei com uma cópia do Histórico do Encontrão (para eu ler o original elaborado pelo Ajalma antes mesmo da Revisão). José me disse que, conhecia as pequeninas retificações encontradas e que, portanto, Capitão Molinari já havia visto aquelas páginas, senão no formato em que estão, em seu processo de elaboração. De toda a maneira, deixei uma cópia com ele conforme a Palavra empenhada com o Molinari.

Fez uma consulta e encontrou o Livro Avifauna no formato em que foi enviado para a Gráfica. Pude ler e perceber a magnitude genial do Trabalho pelo qual ainda anelo.

À minha solicitação, descobriu ainda muitas outras informações relevantes ao Nosso Trabalho de preservação histórica que registrei na memória e passei a um papel logo que voltei para a pousada em que me hospedava. A chegada de Oficiais à sua sala fez-me perceber estar no momento de me despedir, embora, somente no Computador utilizado pelo Sargento José na Secretaria do Comando haja um Acervo Histórico sobre os anos recentes da EEAR fenomenalmente gigantesco! Ah... Passar mais alguns momentos ali tomando notas, escrevendo... Não só o Arquivo e o Registro são fontes de Consulta! Há muita, muita mesmo, informação no Comando da Escola.

Voltando lá, solicitarei alguns instantinhos de acesso àquele acervo tão rico!

Verificando a INTRANET da EEAR percebi que a Galeria de Quadros está atualizada (a de Nossa Página chegou até Junho de 2015). Percebi ainda, em um dos links que vi e pedi para clicar, um “Histórico” onde constam todos os Monumentos existentes em Nossa Escola devidamente descritos e datados, assim como todas as Aeronaves que também já se tornaram Monumentos estando em Exposição Permanente ao longo de todo o Perímetro da EEAR... Tentaremos conseguir aquele material para a nossa Página!

À tarde, conforme planejamento, conversei longamente com o Molina (Turma 156), que me levou à casa do Hopka (Turma 134) a quem entrevistei acerca das enormes dificuldades que encontrou para escrever, publicar e implantar seu livro de CGA. A Matéria não existia antes que o hoje Tenente Hopka chegasse na EEAR e, ao transferir-se para a Reserva, a Matéria não mais é ministrada... Este é O PAPEL DO HOMEM NA HISTÓRIA. Hopka fez desabrocharem vocações, formou dezenas de gerações de Aviadores (Civis e Militares) que muitas vezes lhe escrevem agradecidos: alguns inclusive atingiram o Generalato da Força!

Curvêlo (Turma 171) e Molina (Turma 156)

Hopka (Turma 134) e Molina (Turma 156)

 

Entrevista a 18/09/2019 com Stephan HOPKA (Turma 134), Professor de Conhecimentos Gerais de Aviação

Baixe o seu Livro de CGA em PDF aqui
https://veteranoseear.org/cga_hopka.htm

 

19 de Setembro

Recursos para esta viagem findos e apesar da completa impossibilidade temporal nesta semana para uma Audiência com o Comandante da EEAR, é inescapável e gostosa a SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO: mala cheia de Revistas, Documentos e Anotações Históricas e uma tremenda vontade de voltar, aprofundar, fazer mais e fazer bem... A chance surgirá...

No momento estou digitalizando as Revistas, sistematizando o aprendido em textos para publicação com os precários recursos técnicos de que disponho (Notebook emprestado, instalação "provisória", etc.). Findas estas tarefas, em a saúde da Autora dos meu Dias - e a minha! - assim o permitindo, com a Graça de Deus e o Apoio dos Colegas, para Guaratinguetá irei novamente!

Respeitosamente,

Professor, Segundo Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

DIRETOR CULTURAL DA A.M.I.G.A. - Associação dos Militares Inativos de Guratinguetá e Adjacências

email: diretorcultural@amigafa.com

 

 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

V Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2018

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

 

 
Críticas, Sugestões, Retificações a fazer, entre em contato! curvelo@gmail.com
 
Encarregado Técnico: Lázaro Curvêlo Chaves Contato: https://www.facebook.com/lazaro.chaves.54