ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES INATIVOS DE GUARATINGUETÁ E ADJACÊNCIAS

RUA DOS MÓRMONS, 51 - PEDREGULHO - GUARATINGUETÁ - SP

CNPJ: 00.980.710/0001-25

ATA 0002/2019 - DIRETORIA DE CULTURA HISTÓRICA DA AMIGA

 

 

VII VIAGEM DE TRABALHO E ESTUDOS: 14 A 18 DE OUTUBRO DE 2019

 

Antes de mais, agradeço do fundo de minh’alma os Colegas que, enviando recursos de acordo com suas possibilidades, tornaram esta Viagem possível, abaixo discriminados:

ASMIPIR – Associação dos Militares Inativos e Pensionistas de Pirassununga

(Com particular ênfase ao empenho do Amigo Fontoura, Turma 154)

Brigadeiro Walacir (Turma 136)

Átila José Borges (Turma 124)

Genésio Seixas (Turma 129)

Dimitrie (TURMA DOS 500)

Borin (TURMA DOS 500)

Roberto Celente Videira (Turma 148)

Antonio Carlos Kersting Roque (Turma 151)

Leone (Turma 157)

Ageu Feitosa (Turma 166)

Álvaro José Decreci (Turma 171)

Cláudio Cinello (Turma 175)

Sra. Marylises Souza

14 de Outubro (Manhã)

Recebeu-nos em Audiência o Exmo. Sr. Brigadeiro Codinhoto, Comandante da EEAR, com vistas a nos apresentarmos prontos para auxiliar no Projeto do Alto Comando da Força: criarmos, dentro da EEAR, um Espaço para a preservação da Memória Histórico-Cultural do Especialista.

Estivemos presentes à Reunião os quatro Colegas presentes à Reunião inicial de Planejamento com o Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro Damasceno na manhã de 26/08/2019 cumprindo assim, a Missão que dele recebemos:

SO DURVAL Turma 41 da E.T.Av

SO VIANNA Turma 54 da E.T.Av.

2S CURVÊLO Turma 171 da EEAR

Paulo Kasseb Historiador da FAB

 

Temas abordados:

_ De que tipo de material (e em que quantidade) dispomos inicialmente para a adaptação de um Espaço com esta finalidade.

_ O Tamanho ideal deste Espaço.

 

Ao término, Sua Excelência disse-nos sentir-se bem informado e já ter em mente o Espaço que será adaptado.

 

Sugerimos como Meta de Data de Inauguração o dia 25 de Março de 2021 (80 Anos da EEAR). Sua Excelência demonstrou-se simpático à ideia.

 

Após a Audiência que nos foi concedida, solicitamos a Sua Excelência que gravasse uma breve mensagem aos Especialistas, a fim de que todos fiquem a par deste nosso desiderato e que já vão separando material (Fotos, Medalhas, Lembranças, Revistas, Textos... Tudo enfim que Componha e Enriqueça o Espaço que a FAB montará para o Especialista dentro da EEAR)

 

NOTAS:

_ Está Claro que o Projeto é da Força Aérea Brasileira e foi encampado, abraçado pelo Comando da Escola de Especialistas de Aeronáutica

_ Em estágio embrionário ainda, solicitamos aos Amigos ir separando e deixando bem à mão o material de que disponham; desta forma, tão logo o Comando da Escola aponte um FIEL DEPOSITÁRIO (ou expressão equivalente) ao Acervo, possamos enviar-lhe.

_ De nossa parte, o Comando disporá de nós a qualquer tempo para, mesmo ao longe, por telefone, email ou WhatsApp irmos assessorando em dados historiográficos que sempre se fazem necessários a esse tipo de Projeto. O material constante em Nossa Página (veteranoseear.org) está à disposição.

Estimamos contar com o apoio de cada Colega, Associação e Organização composta por Especialistas, ressaltando estimarmos contar com o Apoio daquelas com as quais dialogamos há tanto tempo, como a ASTRA, a AMIGA, a ASMIPIR, a ABRA-CAT, o Grupo AGARRA-PE, o Grupo CONDOR (PR), a Turma da Sucata (SP), a Confraria dos Especialistas (RJ) e as Velhas Águias (Brasília).

 Culminando aquela manhã riquíssima, estivemos em visita ao Departamento de Ensino e ressaltamos o Cavalheirismo e a Amabilidade com que fomos ali recebidos em meio a muitas informações e novos conhecimentos. Apresentamos nossa particular gratidão ao Coronel Arnaldo, ao Suboficial Danival e ao Tenente Candiani (este último é Chefe do Centro de Comunicação Social da EEAR e o organizador do Espaço de Memória da EPCAR que por ali passava quase por acaso)

14 de Outubro (Tarde)

Adrede Autorizados pelo Excelentíssimo Senhor Comandante da EEAR, Brigadeiro Codinhoto, levamos a cabo Meticulosa Pesquisa de Material Relevante ao Nosso Projeto nos Computadores do Comando da EEAR. Levei um Pen-Drive de 32 Gb e o trago lotado de imagens e dados acerca das Aeronaves e Monumentos em todo o Perímetro da EEAR, além de milhares de fotos de diversos momentos marcantes de Formaturas na EEAR, que iremos publicando em Nossa Página e nos Grupos no Facebook e WhatsApp nos próximos dias.

Agradeço Muito, de Coração, ao Suboficial Targa (Turma 188), ao Sargento José (18ª Turma EAGS), à Sargento Aline e ao Cabo Rabelo muito prestativos, atenciosos, pacientes e amigos!

 

15 de Outubro – DCTA

Há meses Nosso Amigo, Professor do ITA, Suboficial e Ex-Aluno 91-196 - NEWTON Adriano dos Santos Gomes - Turma 197 - VERDE - 03/07/92 - BET (Eletrônica) nos convida a conhecer o Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA e conhecer o que há de mais avançado na Eletrônica em nossos dias. A oportunidade surgiu e, ciceroneados pelo Meu Professor, Cineasta, Boiadeiro e Ex-Aluno 70-149 - Vagno MOLINA - AMARELA - 156 - 10/12/71 - Q AT RA MR (Eletrônica) fomos ao DCTA, em São José dos Campos, onde tivemos a honra de encontrar ainda o Professor, Suboficial e ExAluno 64-645 - Deusdedit Feitosa - Turma 145 - 20/07/66 - Q AT RA MR (ele foi Professor do Molina!) e, quase por acaso, o Professor José Edmar, um dos maiores conhecedores e vibradores com o ITA.

Newton demonstrou-nos seu Laboratório e ficamos aturdidos com o Avanço da Eletrônica atual e o quão longe um Colega Nosso, graduado 3º Sargento na mesma Escola que frequentamos, pode chegar. Como o tema é muito vasto e muito específico, gravamos com o Newton um vídeo simpático, no qual expressa sua alegria (do tamanho da nossa) com este encontro e cumprimenta os Amigos.

O Professor Edmar fez planger a velha lira órfica ao abordar um tema a mim muito caro: A ÉTICA É TÃO OU MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO. Solicitei-lhe uma breve entrevista e aquiesceu feliz. Soubemos que, desde a sua fundação em 1950 o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) mantém um Departamento de Humanidades, novidade para mim, confesso. O DCTA, por sinal, conta com um imenso Espaço de Memória, o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).

Tivemos a oportunidade de entrevistar ainda o Professor Deusdedit Feitosa (Turma 145) Formador de diversas gerações de Especialistas em Eletrônica na EEAR.

Fui com meu Professor até o ITA entrevistar o Professor dele! E no Dia do Professor! Avalie a Emoção nesta pequena convenção de EME-ERRE (Especialistas em Eletrônica da Velha Guarda) como jocosamente falamos. Ali havia quatro gerações de Especialistas em Eletrônica: Deusdedit (Turma 145), Molina (Turma 156), Curvêlo (Turma 171) e Newton (Turma 197).

O Almoço em Restaurante fantástico (COCTA) contou ainda com a presença da Tenente Vanessa Molina (filha do Professor Vagno Molina e nossa Cicerone no DCTA) duas colegas suas e o nosso Colega Capitão Especialista em Equipamentos de Voo e Ex-Aluno 86-1406 – Paulo BRILHANTE da Silva – Turma 189 – 01/12/1987 – BEV

Foi um dia de intensas atividades, o Expediente há muito se havia encerrado quando de lá saímos de volta para Guaratinguetá, um tanto cansados fisicamente, mas plenificados em nossa sede de saber.

 

16 de Outubro – Pesquisa no Arquivo e no Registro

Bem cedinho no dia 16 de Outubro fomos ao Registro e ao Arquivo da EEAR em busca de Boletins de Formatura de Algumas Turmas. Já ciente de nossa presença, fomos estupendamente bem atendidos pela Tenente Dayanna e sua Equipe.

Pesquisa é aquele trabalho de formiguinha... Para avançarmos com segurança temos de buscar a precisão histórica e colher os dados centrais do que nos interessa – não apenas, mas também para melhor podermos assessorar o Comando da EEAR na montagem de nosso Espaço de Memória.

Trago comigo alguns Boletins já digitalizados em formato PDF que, aos poucos, irei publicando em Nossa Página, além de Fotos de alguns outros Boletins (alguns foram para microfilmagem e não estão ali de momento, mas a Tenente Dayanna se prontificou a enviar-nos tão logo os receba de volta). Como ainda não há uma Máquina de Reprografia (Xerox, por exemplo) no Registro, tive de tirar fotos com meu celular e a resolução não fica tão boa. Farei o melhor para digitar, citando a fonte e ir publicando aqueles Boletins.

Ao cair da tarde estive na Banda de Música da EEAR para verificar a possibilidade de termos a cadência marcial, normal, da Canção do Especialista ao invés do “Compasso Fúnebre” que, percebemos, usualmente é adotado para o Desfile na manhã da Primeira sexta-feira do mês de julho em continência ao Exmo. Sr. Comandante da Escola. Solicitação do Amilton Muniz (TURMA DOS 500) e outros Colegas Octogenários insatisfeitos com a Cadência lenta adotada. Fui recebido com simpatia pelos Colegas na Banda de Música (o Capitão Reginaldo, Chefe da Banda, não foi encontrado naquele momento) que me disseram ser simples e bastar que o Comando da EEAR assim o determine que o Ritmo Marcial será empregado. Parece-me que o compasso mais lento foi implementado com vistas a “facilitar” a vida dos Veteranos que a mim se queixam: mais atrapalha do que ajuda...

Na sequência fui até a Sessão de Informática conversar com o Amigo Gabriel (12ª Turma EAGS) e lá encontrei uma equipe simpaticíssima de Colegas, com particular ênfase ao Chefe da Sessão, o Tenente (Breve Capitão) e Ex-Aluno 99-2314 – DE ALMEIDA – Turma 212 – 28/11/2000 – BET (Eletrônica) que, por sinal, ficou de, ao final do ano, quando irá à casa de seus pais, digitalizar sua Revista de Formatura e ver que material mais poderá ceder ao nosso Projeto. De tabela sugeriu-me conversar com o Major Brizon, Comandante do Esquadrão Azul e imensamente simpático.

E toca caminhar – como as distâncias na Escola parecem ter se ampliado... A meu físico “gasto” assim pareceu...

Fui extraordinariamente bem recebido no Esquadrão Azul, inicialmente pelo Suboficial MANGIA (Turma 197) o Major BRIZON me disse haver se formado na Turma 206 (Dezembro de 1997) e que há uma Cópia de sua Revista de Formatura na Biblioteca (as dele foram para Familiares e Amigos ainda na Formatura...). Entrei em contato com o SO MONTEIRO (Turma 197) a ver se ele consegue digitalizar aquela e duas outras Revistas, uma vez ser material que não pode sair da Escola. Respondeu afirmativamente! Aguardemos, pois...

Este foi o trabalho deste dia (os Resultados aparecerão em Nossa Página tão logo os organize...)

 

17 de Outubro – Reunião na AMIGA e Entrevista com o Professor Molina

No dia 17 de Outubro fui conhecer o Sítio do Molina, a coisa de 10 Km do centro de Guaratinguetá. Um vislumbre do Paraíso... Meu Amigo cria pássaros estrangeiros num viveiro especialmente a isso construído, galinhas, gado bovino, cavalos...

Ele está montando um belo quadro com os Colegas com quem conviveu no Galpão de EME-ERRE em formato de vídeo. Meticuloso, não deseja olvidar nenhum Colega. Eu lhe disse ser tarefa próxima do impossível, dada a passagem do tempo e asseverei que nenhum colega cuja foto eventualmente ele não consiga através das redes sociais seguramente compreenderá... De todo o modo, ele segue firme em seu projeto cujo resultado até este ponto fui um dos poucos mortais a ter a honra de conhecer em sua integridade. Está MUITO BOM, mas já falei demais...

De Guaratinguetá telefonava diariamente à Autora dos meus Dias (idosa, de quem cuido ao melhor de minhas habilidades, para a viagem aos cuidados de minha irmã) e ela, que recebeu os vídeos que fizemos no DCTA me perguntava: “Você não vai entrevistar seu Professor? Ele está aí pertinho...”

De fato, Molina me explicou uma porção de coisas durante o transcurso até seu Sítio e seria legal que ele falasse; afinal, tem um vozeirão extraordinário e muita coisa a acrescentar... Em seu tempo, os Alunos não usavam propriamente “divisas”, eram umas estrelinhas, que ele explica no vídeo. O processo de Escolha de Especialidade não se dava através de um Teste Psicotécnico de múltipla escolha, como no meu tempo, mas contava com um Bom Psicólogo que “não errava uma” e, no Galpão de EME-ERRE havia quatro subdivisões: Especialista em Manutenção de Equipamentos de Comunicações de Terra, de Comunicações de Bordo, de Navegação e de Radar (MR-1, MR-2, MR-3 e MR-4).

Aproveito o ensejo a convidar os Colegas das demais Especialidades a buscar a recomposição da História Humana de suas Especialidades... Já aprendi um bocadinho sobre a Evolução da Especialidade dos Fotógrafos – desde que ficavam deitados na Barriga da Aeronave e fotografavam pela claraboia lá do alto até os Drones de hoje levando até o nome da Especialidade a se transformar em Fotointeligência, Fotocartografia... No início havia aventura e se demandava um extraordinário senso de Espaço e Distâncias no local; hoje está diferente. Exige-se muito, contudo parece-me mais abstrato e se pode conquistar o saber outrora desejado usando meios mais seguros...

Aprendi também algo sobre a Especialidade dos Controladores de Tráfego Aéreo dada a curiosidade: “como era possível sem Radar nem GPS?”. Ouvindo os mais antigos, percebe-se não ser simples, contudo perfeitamente factível! Preferia que um Colega de Cada Especialidade se debruçasse sobre a Evolução de seu mister...

Na Tarde do dia 17 fui dar continuidade ao que me solicitou meu Irmão Amilton Muniz (TURMA DOS 500) e, em Reunião na Sede da AMIGA, fui atualizado acerca de vários temas e recebi a sugestão de criar uma enquete entre os Veteranos para verificarmos aquele lance da Cadência ou Compasso no Ritmo da Canção do Especialista para o Desfile: há octogenários solicitando a volta do ritmo marcial, normal... Vamos pensar numa Enquete (acolho sugestões) e encaminhar o resultado à AMIGA.

A Decisão acerca de todos os detalhes do Encontrão se dá em Reuniões Esporádicas, Ocasionais, entre a AMIGA, que o organiza, e o Comando da Escola. Impensável, em um Evento deste porte, cobrirmos todas as bases num único Ofício ou o que seja. Há que se participar daquelas Reuniões!

Por este e muitos outros motivos (Pesquisa Histórica, voltar à civilização...) comecei a sonhar – talvez se fique só no sonho, mas se não temos uma meta, as chances de chegarmos lá diminuem sensivelmente – em mudar-me com Mãe e tudo para Guaratinguetá. Quem sabe... Nada nos prende ao local onde moramos hoje, exceto o fato de ser um Próprio de meu Irmão e não pagarmos aluguel algum. Soube que os aluguéis em Guaratinguetá estão acima de DUAS VEZES E MEIA o que consigo auferir nos dias de hoje, então, por enquanto ficamos só nos sonhos mesmo.

Findo o que foi possível fazer nesta etapa, voltei para a casa em São José do Rio Pardo, aqui chegando às 20h do dia 18/10/2019.

Respeitosamente,

Professor, Segundo Sargento Reformado e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - BRANCA - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

DIRETOR DE CULTURA HISTÓRICA DA A.M.I.G.A. - Associação dos Militares Inativos de Guratinguetá e Adjacências

diretorcultural@amigafa.com

 

Links de Interesse:

Turmas em Dados: Data de Formatura, Quantidade de Formandos e Primeiro Colocado

Canal para o Especialista da FAB no Youtube

Galeria de Honra aos Nosos Antigões com mais de cinquenta anos de graduados - Atualização: 07 /2018

Livros e Material para Pesquisa Acadêmica, clique aqui

Galerias de Fotos e Algumas Relações de Formandos

I Viagem de Trabalho e Estudos - Maço de 2016

II Viagem de Entrevistas e Estudos - Abril de 2016

III Viagem de Trabalho e Estudos - 08 a 18 de Agosto de 2016 - Relatório

IV Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2016

V Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2018

VI Viagem de Trabalho e Estudos - Setembro de 2019

VII Viagem de Trabalho e Estudos - Outubro de 2019

Entrevistas com nossos Antigões e Colegas mais Famosos que nos concederam um momento

GALERIA DE COMANDANTES DA EEAR, DE 1941 AO DIA DE HOJE

Turmas em Dados: Quantidade de Formandos, Data de Formatura e Primeiro Colocado

TRAJETÓRIA DE HONRA – De Sargento a Brigadeiro - Uma Vida de Amor à Força Aérea Brasileira - Walacir Cheriegate e Diolásia de Lima Cheriegate (uma resenha)

Documentos e Teses Para Pesquisa Acadêmica

Turmas Já Arroladas pelo Nome Completo de cada Componente: 129, 140, 145, 147, 157, 170, 171 e 173 - ARROLE TAMBÉM A SUA!

Canções Patrióticas - Nossas Canções

Pratique a Canção do Especialista e os Toques de Corneta. Clique aqui

Gincana proposta pelo PIONEIRO Especialista Mais Antigo Vivo: teste seus conhecimentos sobre a Bandeira Nacional

 

Críticas, Sugestões, Retificações a fazer, entre em contato!

 

Encarregado Técnico: Lázaro CURVÊLO Chaves Facebook: https://www.facebook.com/lazaro.chaves.54